plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 18:48

Café Filosófico deste domingo discute liberdade sob o olhar da psicanálise

Vladimir Satafle conduz debate no Café Filosófico sobre o tema "Freud hoje: repensar a liberdade depois do inconsciente". (Foto: TV Cultura/Divulgação)
Vladimir Satafle conduz debate no Café Filosófico sobre o tema “Freud hoje: repensar a liberdade depois do inconsciente”. (Foto: TV Cultura/Divulgação)

O Café Filosófico deste domingo (2) explora um novo ângulo da série Grandes Intérpretes para questões do século XXI. Com o tema “Freud hoje: repensar a liberdade depois do inconsciente”, o programa discute quais variantes condicionam a execução da autonomia humana.

Guiada pelo filósofo Vladimir Safatle e apresentada por Clarissa Kiste e Kiko Bertholini, a edição inédita vai ao ar às 20h na TVE Cultura e no Portal da Educativa.

Sigmund Freud e sua obra marcaram a história cultural do século XX. Consagrado como o pai da psicanálise, ele não foi apenas o criador do método, mas também um grande intérprete do tempo em que viveu –influenciando uma grande gama de pensadores e teorias que vieram após seus feitos. Freud e a psicanálise trouxeram uma contribuição fundamental para a compreensão de nós mesmos com a noção de inconsciente e da profunda reflexão sobre o que há por trás dele.

Para construir sua teoria, Freud investigou o grande embate humano: aquilo que nós desejamos enquanto sujeitos em contraposição ao que a sociedade deseja de nós. Nesta edição, portanto, Vladimir Safatle analisa como a noção do que significa “liberdade” deve mudar a partir do momento em que a autonomia não puder mais ser vista como horizonte fundamental da ação racional, mas, sim, uma expressão dos sintomas produzidos por uma época e sua sociedade.

Sobre a série – A realidade parece ter se agigantado e proliferado por redes, impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo.

A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos e estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isso, sob a curadoria do historiador e filósofo José Alves de Freitas Neto, a série traz especialistas como Leandro Karnal, Vladimir Safatle e Renato Janine Ribeiro para nos ajudarem a observar os impasses contemporâneos a partir dos olhares de grandes intérpretes.

Produção em parceria do Instituto CPFL com a TV Cultura de São Paulo, retransmitida por emissoras parceiras de todo o país, o Café Filosófico vai ao ar aos domingos, às 20h, com reprise às 22h45 das segundas-feiras, na TVE Cultura e no Portal da Educativa –na aba Assista a TV do site e pela fan page na rede social Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *