plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

9 de maio de 2024 - 17:01

Cabelos apreendidos de contrabando viram perucas solidárias em presídio

Iniciativa inspiradora está ganhando destaque no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), em Campo Grande: cabelos contrabandeados, apreendidos pela Receita Federal, estão sendo transformados por internas em perucas para pacientes em tratamento contra o câncer.

O projeto não só beneficia diretamente aqueles que lutam contra a doença, mas também tem um impacto positivo na autoestima das mulheres encarceradas, proporcionando-lhes uma ocupação significativa.

A ação desenvolvida por projeto da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário visa não apenas ajudar os pacientes em tratamento, mas também oferecer às mulheres em situação de prisão uma oportunidade de resgate da autoestima através do trabalho significativo.

O delegado regional da Receita Federal, Zumilson Custódio da Silva, destaca um aumento expressivo na apreensão de cabelos nos últimos anos, com um crescimento de 800% em apenas um ano. Em 2023, quase 1900 kg do material foram apreendidos, em comparação com os 200 kg de 2002. Silva explica que Mato Grosso do Sul serve como rota para cabelos contrabandeados da Ásia, destinados aos grandes centros do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.

O projeto tem como objetivo produzir cerca de mil perucas com os cabelos repassados pela Receita Federal, que será responsável pela distribuição das peças. Além dos cabelos, outros insumos são necessários para a produção, como telas e linhas, custeados pela própria unidade prisional por meio da venda de produtos produzidos no Setor de Artesanato do presídio.

Conheça mais na reportagem especial de Lucieny Pedrussi ao Jornal da Educativa:

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Agepen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *