28 de março de 2024 - 11:00

Bonito, Bodoquena, Jardim e Miranda têm sala de situação para monitorar ações de conservação de solo e água

Buscando promover a ampla compreensão sobre o uso sustentável dos recursos naturais nas Bacias dos Rios Formoso, da Prata, Betione e Salobra o Governo do Estado, através da Semagro, mantem a Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, que também atua para contribuir na análise e avaliação de projetos técnicos executivos de Conservação de Solo e Água – PCSA, com ações preventivas e corretivas, de acordo com as Diretrizes e Normas Técnicas de uso e manejo do solo e água, visando sua conservação e recuperação.

A sala, instalada em Bonito, foi inaugurada durante as festividades de aniversário da cidade

Para acompanhamento deste trabalho foi instalado na Secretaria Municipal de Meio ambiente, em Bonito – espaço onde também funciona a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPEDEC) – uma Sala de Situação, um espaço especialmente reservado para o controle e monitoramento das atividades da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água nos Municípios de Bonito, Bodoquena, Jardim e Miranda.

Segundo o Secretário Jaime Verruck, titular da Semagro, a sala de situação recebe as demandas das pessoas interessadas em realizar ações de mecanização de solo, compreendendo qualquer tipo de operação, tais como, aração, gradagem, subsolagem, com vistas à renovação ou à recuperação de pastagens e à implantação de lavouras perenes ou temporárias e de outras atividades de movimentação de solo nas áreas de contribuição das Bacias Hidrográficas dos Rios Betione, Formoso, da Prata e Salobra, nos Municípios de Bodoquena, Jardim, Bonito e Miranda.

“Para solicitar os serviços deve ser apresentado Projeto Técnico de Manejo e de Conservação de Solo e Água, para obtenção de Declaração Ambiental que ateste a conformidade para a realização de trabalhos de mecanização de solos”. Explica Verruck.

Durante a inauguração da sala de situação em Bonito, realizada dentro da programação do aniversário do município, na presença da Secretaria de Meio Ambiente Ana Trevelin, do Secretário de Produção e Desenvolvimento Rural Leonardo Casanova (ambos de Bonito), do Prefeito de Bodoquena Kazu Horii, e do Deputado Lucas Lima – idealizador de audiência pública sobre o turvamento das aguas de Bonito e incentivador de ações de conservação – Verruck detalhou que, além da aprovação dos projetos a Câmara realizará atividades de monitoramento e orientação para execução das atividades nas propriedades e também nas estradas rurais.

“Esse trabalho se dá através de parcerias com as universidades, que irão desenvolver ações voltadas à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para Conservação de Solo e Água na região dos Rios Cênicos do Estado”. Completou.

Na sala, o Engenheiro Agrônomo Paulo Sérgio Gimenes, Paulo Sergio Gimenes Engenheiro Agrônomo, Técnico de Campo da Câmara Técnica, detalhou os trabalhos realizados desde a implantação da Câmara em 2019, por onde já passaram pela Câmara Técnica 128 projetos, totalizando 39.010 hectares manejados e, falou das próximas ações que compreende a capacitação de técnicos, e a efetivação de parceria com as prefeituras para disponibilização de máquinas e implementos.

O Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta que é coordenador da Câmara Técnica, e a Coordenadora de Agricultura da Semagro, Vanusa Borges, estiveram em Bonito na oportunidade. Vanusa visitou as propriedades onde já estão sendo realizadas atividades da Câmara e junto de Beretta participou da inauguração da sala de situação.

Composição da Câmara Técnica

Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul); Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul); Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); Fundação MS para a Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Prefeitura Municipal de Jardim/MS; Prefeitura Municipal de Bodoquena/MS; Prefeitura Municipal de Bonito/MS e Prefeitura Municipal de Miranda/MS.

Kelly Ventorim, Semagro