plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de março de 2024 - 22:04

Bombeiros e voluntários lutam contra incêndio que já queimou 2 mil ha no Parque das Nascentes do Taquari

Com auxílio de aeronaves, máquinas e implementos agrícolas, efetivos do Corpo de Bombeiros, servidores do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e voluntários lutam para controlar um incêndio que já consumiu 2 mil hectares de florestas do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, na região Norte do Estado. A estratégia de construir aceiros para barrar a progressão do fogo acabou frustrada pela força dos ventos que empurraram as chamas. Mesmo assim, os trabalhos não pararam inclusive durante a noite, aproveitando a queda da temperatura e alta da umidade.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, reuniu-se na tarde de ontem (9) com o diretor presidente do Imasul, André Borges e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson, para avaliar a situação. E hoje (10) pela manhã deslocaram-se para Alcinópolis o diretor presidente do Imasul e o tenente-coronel Moreira, do Corpo de Bombeiros, para fazer uma verificação in loco e estudar ações emergenciais que possam ser tomadas.

Trabalham no combate ao fogo, oito militares do Corpo de Bombeiros, oito servidores do Imasul, oito colaboradores da prefeitura de Alcinópolis e oito de Costa Rica, além de funcionários de propriedades particulares. Eles contam com apoio de uma patrola, uma pá carregadeira, três tratores e aeronaves para fazer o deslocamento das equipes e lançar água sobre os focos de incêndio.

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari se estende por uma área de 30.618 hectares abrangendo os municípios de Alcinópolis e Costa Rica. Trata-se de um importante corretor biológico entre o Cerrado e o Pantanal e guarda ainda sítios arqueológicos com vestígios de 11 mil anos atrás, como pinturas rupestres nas paredes das cavernas. O Parque é habitat de milhares de espécies animais e vegetais do Cerrado, serve de base para pesquisas científicas e turismo de contemplação.

 

Fotografia do site Coxim Agora

Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – Semagro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *