plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 14:15

Bom Dia Campo Grande: Seleta convida sociedade para a 1ª Festa da Solidariedade

Presidente da S.S.C.H., Roberto Bastos, e organizador do evento, Rui Spínola, falam à Educativa 104.7 FM sobre o movimento Nova Seleta, importância da instituição e evento que reunirá diversas organizações da sociedade civil
Spínola (à esquerda) e Roberto Bastos (à direita) falaram ao Bom Dia Campo Grande sobre o papel da Seleta e a importância da Festa da Solidariedade. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Spínola (à esquerda) e Roberto Bastos (à direita) falaram ao Bom Dia Campo Grande sobre o papel da Seleta e a importância da Festa da Solidariedade. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

De 18 a 20 de outubro, a S.S.C.H. (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária) realiza sua primeira Festa da Solidariedade. Organizada pelo movimento Nova Seleta, a atividade integra o trabalho que apresenta a atual roupagem da instituição que se aproxima dos 111 anos de existência, desde sua criação, em Corumbá, e dos 93 de atividade em Campo Grande. O atual presidente da Seleta, Roberto Bastos, e o coordenador da festa, Rui Spínola, foram entrevistados no Bom Dia Campo Grande desta quarta-feira (16) para falar um pouco sobre o atual momento da entidade e as perspectivas para o evento.

Atendendo a cerca de 400 adolescentes e jovens com cursos de qualificação profissional e atividades esportivas e de lazer, a Seleta já é conhecida da sociedade. “A entidade teve início em Corumbá, em 1908, idealizada e fundada por nosso patrono, Mario Feitosa Rodrigues, no bairro da Cervejaria, com o princípio de proteger o menor já naquela época”, disse Roberto, apontando que essa tutela ajudaria a dar aos menores “fundamentos para que tivessem sucesso na vida social”.

Em Campo Grande, a Seleta surgiu em 1926, também pelas mãos de Fonseca e com o mesmo princípio, “proteger e dar ensino ao menor e o preparar para o mercado de trabalho, protegendo-o das sequelas da sociedade para dar um melhor futuro”.

Bastos destacou papel da Seleta na preparação de jovens para o mercado de trabalho e a sociedade. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Bastos destacou papel da Seleta na preparação de jovens para o mercado de trabalho e a sociedade. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Desde sua fundação, conforme o atual presidente, a Seleta ampliou seu trabalho, que passou a ajudar também adultos. Entre as ações recentes, está o suporte a imigrantes haitianos, que receberam aulas de Língua Portuguesa e Informática e passaram por cursos de qualificação. “Ampliamos nosso braço social. Hoje, temos oficinas de embelezamento, corte e costura, atendimentos odontológicos. Temos uma parceria forte com a Cruz Vermelha, para a qual cedemos espaço para ações de prevenção ao suicídio”, explicou.

Histórica

Roberto ressalta que “boa parte da sociedade de Campo Grande passou pela Seleta”, que em seu espaço conta também com a Escola Estadual 26 de Agosto. Com cerca de 400 jovens encaminhados ao mercado de trabalho, preparam a formatura de mais 84 neste mês –e que continuarão no radar da entidade.

“Nossa preocupação é fazer o acompanhamento próximo do jovem, não só colocar no mercado de trabalho, mas seguir seus passos posteriormente para ver o seu direcionamento na vida, na comunidade”, explicou o presidente. Os atendidos são pessoas carentes, que recebem também alimentação.

Os serviços são prestados graças a parcerias –que incluem o Governo do Estado, Solurb, Águas Guariroba, Sanesul, Energisa e a Santa Casa, entre outras. Um leque recentemente aberto, destacou Roberto, é a parceria com organizações não-governamentais que encontraram na Seleta um meio de ampliarem e encontrarem suporte para seu alcance.

Solidariedade

Rui Spínola afirma que, diante do serviço prestado pela Seleta, a sociedade civil terá uma oportunidade de também colaborar com a instituição. “A festa surgiu com este propósito: a partir da intenção da construção de uma Nova Seleta, com essa energia de todos que trabalham com filantropia, unimos grupos da cidade, instituições, para fazer o evento”, disse.

Os preparativos já demonstram o potencial de sucesso da Festa da Solidariedade: conforme o organizador, o churrasco de lançamento do evento, em 6 de outubro, atraiu cerca de 500 pessoas que apoiam a festividade. No dia 12 de outubro, sábado, um Abraço Simbólico à sede da instituição, com café da manhã, também integrou os preparativos e abriu contagem regressiva.

“O lema de todos os envolvidos é o ‘nós’ antes do ‘eu’ e o ‘nosso’ antes do ‘meu’. A festa não é da Seleta, mas sim da cidade de Campo Grande, para homenagear aquela instituição que pega o adolescente, o capacita e forma, inserindo-o na sociedade, criando condições de conhecimento para ele entrar no mercado de trabalho e, a partir da iniciativa de trabalhar, trilhar um bom caminho”.

A Festa da Solidariedade contará com parcerias junto a diversas instituições, incluindo ONGs. “Algumas desconhecidas até, mas que fazem serviço solidário pela cidade sem endereço próprio e que a Seleta, além de abrir espaço para partilharem desses três dias de festa, abriu o pavilhão para dar orientação jurídica a elas e viabilizarem recursos para desenvolverem seu trabalho. Se a Seleta, com 93 anos em Campo Grande, tem dificuldades, imagine esses nossos parceiros. Formamos essa família do bem e agradecemos ao presidente Roberto pela oportunidade”, salientou Spínola.

Spínola destacou que festa reunirá diferentes ONGs e será um meio de celebrar a Seleta. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Spínola destacou que festa reunirá diferentes ONGs e será um meio de celebrar a Seleta. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Durante a Festa da Solidariedade, haverá espaço para instituições que atuam no suporte a adolescentes, idosos, dependentes químicos, de aprendizado e de defesa animal. Artesnato, vestuário, praça de alimentação, ação de coleta seletiva e reciclagem e música integram os três dias do evento. “É bom que se registre que não há dinheiro público envolvido. A festa é a união de todos, cotizando pedacinho por pedacinho”, frisou.

Na sexta-feira (18), a festa vai das 18h às 23h, com destaque para ações vinculadas ao Outubro Rosa –de enfrentamento ao câncer de mama. Sábado, as atividades vão das 8h às 23h, e no domingo das 15h às 23h (havendo também espaço para a música gospel neste dia).

A Festa da Solidariedade acontece na sede da S.S.C.H., no quadrilátero formado pelas ruas Pedro Celestino, João Pessoa, Rui Barbosa e Dolor Ferreira de Andrade, no São Francisco. Interessados nos cursos de qualificação e em apoiar a entidade também podem procurar a Seleta (a entrada administrativa fica na rua Pedro Celstino, 3.282).

Sintonize – Com produção de Daniela Benante, Eliane Costa e Alisson Ishy, reportagens de Daniela Nahas, Zilda Vieira, Katiuscia Fernandes, Bernardo Quartin e Gildo Pereira, apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, coordenação e edição de Rose Rodrigues e apoio técnico de Roberto Torminn e do DJ juju, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados.

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *