plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 01:14

Beleza dos ipês floridos é presente para moradores de Campo Grande

Cenário de muitas filmagens e presença constante nas lentes dos principais fotógrafos da cidade, a florada dos ipês colore várias ruas e avenidas de Campo Grande. Uma das espécies, o ipê-amarelo, já se tornou oficialmente o símbolo de Mato Grosso do Sul.

Em julho de 2018, o Governo de Mato Grosso do Sul  sancionou uma lei, que prevê o uso da imagem em documentos oficiais, peças publicitárias e de comunicação visual,  tornando oficial uma imagem que já correu o mundo quando o assunto é beleza da Cidade Morena .

Os ipês, sejam eles, o amarelo, branco, rosa ou lilás são  temas constantes  de vários concursos fotográficos do Estado.

Em Campo Grande há registro de cinco espécies nativas, como a “Tabebuia Aurea”, popularmente conhecida como “paratudo”,  que é a mais comum.  A espécie é inclusive usada pelos  pantaneiros, que costumam mascar as cascas,  como remédio para tratar problemas de estômago, vermes, diabetes, inflamações e febres.

A floração dos ipês normalmente acontece nos meses de agosto e setembro e pode durar um mês.  Em Campo Grande, porém,  pode se ver várias floradas durante o ano, por causa da temperatura  e o solo. Na área urbana,  uma árvore de ipê pode chegar até 15 metros de altura. Na zona rural, até 25 metros.    

O Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes.

 

(Rose Rodrigues, com fotos de Graça Mougenot)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *