19 de maio de 2024 - 02:15

Balcão Único mira diminuir tempo e custo na abertura de empresas

Foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel lei que implanta o programa “‘Balcão Único MS Agiliza – Empresas”, que vai reduzir custos e diminuir o tempo para abertura de empresas de baixo risco no Estado. A expectativa é que este processo dure apenas 10 minutos.

Governador assinou a lei que implanta o Balcão Único MS

O Balcão Único vai reduzir o tempo para abertura de empresas no Estado. Por meio de um formulário único, gratuito e digital, empresários poderão iniciar negócios com mais agilidade e rapidez. A Junta Comercial do Estado (Jucems), centralizará a coleta digital e automática de dados para formalizar empresas individuais e sociedades limitadas.

Ele irá simplificar procedimentos, com respostas automáticas e imediatas em relação a inscrições municipais e estaduais, alvarás, licenças ou dispensas para atividades de baixo risco. A lei sancionada ainda inclui a isenção da taxa de serviços públicos da Jucems.

A coleta de dados feita pela Jucems vai enviar informações aos órgãos envolvidos no registro e funcionamento empresarial, como municípios, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria Municipal de Finanças, órgãos ambientais e Receita Federal.

Confira mais detalhes na reportagem de Ida Garcia ao Jornal da Educativa:

Com informações de Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm