25 de abril de 2024 - 19:21

Balanço dos trabalhos na Câmara da Capital foi tema do Bom Dia Campo Grande

Como estão sendo conduzidos os trabalhos na Câmara Municipal de Campo Grande neste primeiro semestre de 2018, projetos polêmicos que ainda não foram votados, como o Plano Diretor da cidade, estiveram na pauta do programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa.

O convidado de estúdio foi o Presidente da Câmara, vereador João Rocha, que pela segunda vez assume o cargo no legislativo municipal. Ele começou a entrevista enfatizando as diretrizes que considera importantes na Casa de Leis.

“É relevante ampliar a transparência na Casa, esclarecendo como se administram os recursos públicos, mostrando as ações feitas na Câmara, os recursos tecnológicos dos aplicativos para se comunicar com os vereadores, e as obras de reforma realizadas no prédio para melhorar a acessibilidade do local”, pontuou.

Quanto ao novo Plano Diretor da Cidade, projeto que está gerando polêmica entre vários segmentos da sociedade, João Rocha informou que só deve ser votado em agosto, após o recesso parlamentar. Mas garantiu que os vereadores estão debruçados na questão, e considerou o assunto não apenas essencial para o desenvolvimento da Capital, como também complexo, já que envolve um conhecimento  técnico do tema.

“O Plano Diretor (PD) norteia o desenvolvimento da cidade, ele vigora por 30 anos, no entanto é revisto há cada dez anos. O instrumento define o que pode ou não pode ser construído, aspectos urbanísticos, de meio ambiente (permeabilidade do solo), lazer, saúde, educação, entre outros setores que envolvem a vida da comunidade. O CA (Coeficiente de Aproveitamento) do Plano Diretor, por exemplo, exige uma formação técnica para se entender, ele prevê a chamada “Outorga Onerosa”, que é o pagamento de determinado valor à prefeitura quando se pretende edificar além do que foi permitido ou estabelecido pelo poder público. Tem ainda a questão dos vazios urbanos, atrelada ao imposto progressivo (taxa maior) e regressivo (taxa menor, aplicada nos casos em que o proprietário do terreno investe na construção, e auxilia no desenvolvimento local)”, enumerou o vereador.

O Bom Dia Campo Grande teve ainda os comentários esportivos de Ananias Costa e Celito Espíndola. Diante da saída do Brasil da Copa do Mundo, a equipe do programa fez seus palpites sobre quem vai para a final. Ananias apostou na vitória da Croácia, Diana Gaúna acredita no confronto entre a Bélgica e a Inglaterra, enquanto Bosco Martins, Anderson Barão e Celito apontaram uma decisão entre a Inglaterra e a França.

Fechando os palpites, Ananias fez um comentário, que serviu de conselho para a equipe canarinho: “No time da Inglaterra todos os 23 jogadores jogam no próprio país de origem, é um futebol coletivo e de entendimento”, analisou.

Sintonize – O programa Bom Dia Campo Grande é transmitido pela FM 104.7 Educativa de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, com a apresentação de Anderson Barão, Bosco Martins e Diana Gaúna e produção de Rose Rodrigues e Allisson Ishy. O ouvinte pode interagir por meio do WhatsApp (67) 99333-1047.