plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de maio de 2024 - 05:56

Até 2023 “mosquitos do bem” serão soltos em todos os bairros da Capital

Coordenador de operações do método Wolbachia, da Fiocruz, estima que até 2023 ocorra a liberação de “mosquitos do bem” em toda Capital. O coordenador de operações da FIocruz, Diogo Chalegre, disse em entrevista ao programa MS no Rádio 1ª Edição da Educativa FM 104.7, que o Método Wolbachia que vem sendo utilizado na capital foi atualizado

Desenvolvido na Austrália, o Método Wolbachia é uma iniciativa internacional sem fins lucrativos que trabalha no combate às doenças transmitidas por mosquitos. Atualmente operando em 11 países, em mais de 20 cidades, o método tem apresentado resultados promissores nas diferentes localidades. Há quatro anos não se tem registro de casos de dengue na Austrália. Na Indonésia, um estudo  demonstrou 77% de redução nos casos de dengue.

No Brasil, o método é implementado pela Fiocruz com financiamento do Ministério da Saúde, em parceria com governos locais. Tendo iniciado em partes dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, os resultados preliminares apontam redução de 75% de casos de Chikungunya em áreas com o wolbito.

Em 2020 foi inaugurada a biofábrica em Campo Grande que recebe ovos da Fiocruz dos chamados wolbitos para que se reproduzam aqui. O que faz esse mosquito ser do bem é que eles possuem uma bactéria intracelular presente em 60% dos insetos da natureza, mas que não estava presente no Aedes aegypti. Quando presente neste mosquito, ela impede que os vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam, contribuindo para redução destas doenças.

Confira as informações com a repórter Daniela Nahas e trechos da entrevista de Diogo Chalegre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SINTONIZE – MS no Rádio tem duas edições na Educativa FM 104.7. A primeira edição vai ao ar das 7h às 8h e a segunda edição das 17h30 às 18h30. O público pode participar pelo telefone 3318 1047, WhatsApp (67) 99333 1047 e por meio das redes sociais. Com apresentação de Paulo Yafusso e Mireli Obando (primeira edição) e Joel Silva e Eva Regina (segunda edição), o programa é transmitido também no portal da Rede Educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br)

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *