plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de maio de 2024 - 10:25

As lutas das populações negras no Brasil são tema de live do Mestrado em Estudos Culturais

Dando sequência à programação de lives do Mestrado em Estudos Culturais, o Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens (LEDLin), do Campus de Aquidauana (Cpaq), divulgou a data e os detalhes da próxima transmissão ao vivo.

Nesta terça-feira, 11, às 19h (pelo horário de MS) o tema da discussão da live será “Emancipações & Lutas das Populações Negras no Brasil”. A transmissão faz parte do projeto de lives intitulado “Estudos Culturais em Debate”.

Coordenador do mestrado, o professor Miguel Rodrigues de Sousa Neto reforça que “o tema é de suma importância, uma vez que tem estruturado a nossa sociedade, de modo a manter situações de desigualdade, exclusão, violência e, por vezes, morte: a racialidade das relações. Se o racismo tem produzido seus efeitos nefastos, é preciso falar da resistência das populações negras no Brasil”, avaliou o docente.

Um dos palestrantes do evento, professor Murilo Borges Silva, da Universidade Federal de Jataí, comenta que o papel das universidades na luta pela igualdade de direitos é fundamental.

“Eu compreendo que as universidades têm um papel importante na discussão sobre as lutas da população negra no Brasil. A universidade enquanto espaço de formação intelectual e humana, deve atentar-se para promoção e discussão de uma educação que seja antirracista, anticolonialista e emancipatória”, finaliza.

O evento é aberto ao público e poderá ser acompanhado via Facebook , na página do Mestrado em Estudos Culturais.

Sobre os palestrantes

Ana Flávia Magalhães Pinto: doutora e pós-doutora em História pela Unicamp, mestre em História pela UnB; bacharel em Jornalismo pelo UniCEUB; e licenciada em História pela Unip. É professora adjunta da área de Teoria e Metodologia do Ensino de História do Departamento de História da UnB.

Abner Francisco Sótenos: bacharel e licenciado em história pela UFRJ, mestre em história pela UFRJ. Dedica-se a estudos de história dos seguintes temas: ditadura militar no Brasil, movimentos sociais populares no Brasil republicano, história política da baixada fluminense (RJ) e história política no Brasil.

Murilo Borges Silva: doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Licenciado em História pela Universidade Estadual de Goiás. É professor no Curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Jataí. Atualmente é Coordenador Geral de Estágios da Universidade Federal de Jataí.

Mestrado em Estudos Culturais

O Mestrado em Estudos Culturais está recebendo inscrições nos dias 10 e 11 de agosto de 2020 para ingressantes na modalidade aluno especial. O edital com todos os detalhes pode ser conferido aqui.

Texto: João Doarth (Cpaq), com colaboração de Bárbara Menezes (Rádio Educativa UFMS)

FONTE: UFMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *