24 de abril de 2024 - 23:46

Aquidauana: Fotografias e documentos mostram história da Cia. Matte Laranjeira

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva até o município de Aquidauana a Exposição Itinerante Cia Matte Larangeira: Fragmentos da história de MS, celebrando os 123 anos da “Cidade Natureza”. A abertura acontece na próxima sexta-feira (21 de agosto), às 19h30, no Plenarinho Plínio de Arruda Leite, na Câmara Municipal.

A mostra reunirá fotografias e documentos históricos que revelam um panorama do que a Companhia representou no ciclo histórico do Estado. Todo o acervo documental e de imagens é mantido pelo Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura responsável pela catalogação e guarda de documentos históricos estaduais.

O primeiro ciclo econômico da porção sul de Mato Grosso, que se iniciou por volta de 1890, se deu por conta da Companhia Matte Larangeira. A exposição recupera parte da história de um dos mais importantes movimentos econômicos da região, que viria a se tornar Mato Grosso do Sul oito décadas depois.

A Cia. Matte Larangeira foi uma empresa que teve início em 1891, quando Thomaz Larangeira associa-se ao Banco Rio e Mato Grosso e juntos fundam a Companhia, que extraía a erva mate no Brasil e vendia a Francisco Mendes Gonçalves, na Argentina, que mais tarde tornou-se sócio presidente da Cia. Essa empresa foi responsável por um grande impulso na economia e desenvolvimento da região sul de Mato Grosso.

O Arquivo Público organizou a exposição com o objetivo de divulgar a história do Estado. A exposição itinerante de fotografias e textos da Cia é levada aos municípios que a solicitam ou por sugestão do próprio órgão.

Serviço: Outras informações sobre a Exposição Itinerante Cia Matte Larangeira: Fragmentos da história de MS e outras atividades exercidas podem ser obtidas no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo ou pelo telefone 3316-9167.