plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 21:26

Aquário do Pantanal lança novo edital para impermeabilizar 32 tanques

Aquário do Pantanal, futuro cartão postal de Campo Grande, lança nessa quinta-feira (13.02) um novo processo licitatório, a Impermeabilização dos Tanques, que garantirá a vedação dos aquários, evitando infiltrações e vazamentos. Esse já é o 4° processo licitatório lançado após a retomada das obras, que aconteceu em novembro do ano passado.

O Centro de Estudos e Pesquisas da Ictiofauna do Pantanal, o Aquário, contará com 32 tanques (24 internos e oito externos) da ictiofauna pantaneira (peixes e répteis), mais de 5,4 milhões de litros de água e um sistema de suporte à vida com condições reais do habitat. Os tanques formarão circuitos cenográficos para transportar os visitantes aos cinco continentes: Europa, África, América, Ásia, e Oceania.

“Além do circuito cenográfico dos cinco continentes, o Aquário vai contar a história da maior planície alagada do mundo, que é o Pantanal. Dá para conhecer mais do Pantanal aqui, do que indo até ele. O Aquário irá oferecer ao público a oportunidade de conhecer a riqueza da biodiversidade do Pantanal, além de outros ecossistemas brasileiros”, afirmou o vice-governador e titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Murilo Zauith.

Licitações 

Além da impermeabilização dos tanques, outras três licitações para a conclusão das obras já foram lançadas.  Hoje, já estão sendo executados os serviços de substituição dos vidros e a conclusão da cobertura metálica. Já os trabalhos para a conclusão do revestimento de alumínio composto (forro e monocapa) começarão assim que os trâmites administrativos habituais do processo licitatório em aberto sejam concluídos.

“Já lançamos quatro licitações, na modalidade concorrência, para a execução dos serviços pendentes no Aquário do Pantanal. As próximas licitações já estão pré-definidas e seguem a dinâmica necessária para que a obra seja concluída. A troca dos vidros e a cobertura metálica estão sendo executados. A licitação do revestimento de alumínio composto está dentro da normalidade do processo licitatório. Não há entraves judiciais. São processos administrativos. Logo, teremos uma empresa vencedora do trâmite “, explicou

Estudos e Pesquisas

Além de um extraordinário monumento de atração turística, o espaço servirá como o maior centro do país de difusão do conhecimento sobre a biodiversidade pantaneira. Haverá um banco de dados para estudos científicos, servindo de base para formação de dissertações de mestrado e teses de doutorado. O Aquário vai utilizar tecnologias inovadoras, além de técnicas interativas e interdisciplinares para garantir que alunos tenham uma experiência acadêmica de excelência.

O local será transformado ainda em uma importante ferramenta de conservação de animais aquáticos e de pesquisa. Em uma escala  universal, o Aquário do Pantanal vai oferecer a oportunidade única para estudantes, cientistas e pesquisadores se aprofundarem sobre questões ambientais e a biodiversidade brasileira. Os impactos científicos e tecnológicos para o Brasil, Mato Grosso do Sul e o bioma Pantanal serão incalculáveis.

Luciana Brazil, Assessoria de Imprensa/ Seinfra/Agesul

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *