27 de abril de 2024 - 20:11

Ressocialização: detentos passam no vestibular e iniciam faculdade

Campo Grande (MS) – O oferecimento de ensino superior à distância está representando uma alternativa para transformar o futuro de reeducandos da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I. Desde o último dia 30 de outubro, cinco internos do local estão participando das aulas remotas, realizadas por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Faculdade Estácio de Sá.

As aulas da 1ª turma de ensino superior da Gameleira I acontecem no laboratório de informática do presídio, aos sábados. Custeados pelos próprios alunos, os cursos escolhidos foram: Negócios Imobiliários, Engenharia Elétrica, Comércio Exterior, Serviço Social e Marketing. Ao todo, 15 custodiados prestaram o vestibular.

Dados da Divisão de Assistência Educacional da instituição apontam que atualmente 62 detentos cursam graduação superior em todo o Estado e outros dois já estão na pós-graduação. Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), a cada 12 horas de estudo, o detento tem direito a remir um dia da pena. Além do desconto no total de pena a ser cumprida, estudar abre oportunidades de recomeço aos custodiados.

Conheça mais sobre o projeto na reportagem de Maristela Cantadori para o MS no Rádio: