Após descartar coronavírus, Bonito libera academias e atividades religiosas

A Prefeitura Municipal de Bonito (MS) divulgou novo decreto na tarde desta sexta-feira (17) liberando a abertura das academias, centro de ginástica, estabelecimentos de condicionamento físico e a realização de cultos e atividades religiosas. A decisão foi anunciada após ser descartada a primeira suspeita de coronavírus no município.

Conforme a Secretaria de Saúde de Bonito, um homem de 44 anos, deu entrada no hospital na última quarta-feira (15) com uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foi coletado amostra de secreção nasal e encaminhado ao LACEN em Campo Grande, onde foi testado para COVID-19, H1N1 e outros vírus respiratórios. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (17) sendo negativo para o coronavírus.

Decreto

decreto nº091/2020 autoriza o funcionamento de academias, centros de ginástica estabelecimentos de condicionamento físico, que deverão observar o plano de contingência apresentado ao Comitê de Prevenção e Enfretamento ao Coronavírus e as recomendações e exigências do Conselho Regional de Educação Física (CREF11-MS).

Já os cultos e as atividades religiosas deverão observar o número máximo de 01 pessoa a cada 5 metros quadrados com distanciamento mínimo de 1,8m entre elas.

O decreto também determina o uso de máscaras protetoras faciais – que atendam as recomendações da ANVISA – para todos os funcionários de órgãos e estabelecimentos púbicos e/ou privados durante o expediente de atendimento, incluindo funcionários de autarquias e repartições semelhantes.

O toque de recolher permanece entre as 22h e as 5 horas, por tempo indeterminado. Já as atividades turísticas, como atrativos, hoteis e demais meios de hospedagens, permanecem fechados até o dia 30 de abril. A entrada de veículos, como ônibus  e vans de transporte de turistas também continua suspensa.

Confira o decreto na íntegra: Decreto nº 091-2020