29 de março de 2024 - 05:55

Após apelo da população e intervenção de Reinaldo, Bonito ganha internet 3G

Depois de apelos da população de Bonito e pedido do governador Reinaldo Azambuja ao ministro das Comunicações, André Figueiredo, a cidade de Bonito ganhou nessa semana internet de alta velocidade, com implantação do sistema 3G. Reinaldo Azambuja interveio e reforçou a necessidade de internet de qualidade na cidade, lembrando da condição do município de um dos principais destinos ecoturísticos do Brasil.

O fato está sendo comemorado pelos bonitenses e foi destacado nessa sexta-feira pelo jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE) no programa Noticidade da Rádio Cidade.

BONITO
Ministro assegurou ao governador Reinaldo e deputado Dagoberto Nogueira internet de qualidade em curto prazo

“Temos que tirar o chapéu, pois a palavra do ministro André Figueiredo realmente foi cumprida e com antecipação, graças a intervenção do deputado federal Dagoberto Nogueira e do governador Reinaldo Azambuja, que no mês de dezembro do ano passado pediu celeridade na implantação da rede 3G”, disse Bosco Martins, para quem “essa é uma vitória da cota dos bonitenses, apesar do surgimento nesse momento de vários políticos assumindo a paternidade da luta, que é antiga e só foi resolvida agora graças ao governador”.

Em dezembro do ano passado, em audiência com o governador Reinaldo Azambuja na Governadoria, quando foi anunciada o programa Cidade Digital, o ministro André Figueiredo reconheceu que Bonito é um dos destinos ecoturísticos mais importantes do país e que, por isso, iria priorizar a busca de empresas que pudessem ofertar conexão 3G e implantar o sistema 4G o quanto antes. “[Bonito] precisa ter internet, não apenas 3G, mas também 4G. Estive com representantes de duas operadoras e confirmei com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que em Bonito só há a conexão 2G, dificultando a comunicação e até a realização de eventos”, disse o ministro à época, prometendo que a solução viria a curto prazo, o que acabou se confirmando nessa semana com a ativação do sinal.

A meta estipulada pela Anatel para a instalação em Bonito seria até o dia 30 de abril.

Com a notícia, desencadeou-se nas redes sociais euforia, já que a expectativa de melhoria da qualidade da rede móvel de Bonito se arrastava há anos.

De acordo com a operadora Claro, em razão da fase de testes, a conexão ainda está oscilando, mas o sinal deve se normalizar em questão de dias. “É o fim do isolamento dos bonitenses”, comentou Bosco Martins, anunciando que o ministro das Comunicações deve visitar Bonito entre os dias 25 e 30 de abril..

A conexão de alta velocidade também está sendo comemorada pelos empresários do trade turístico, já que a falta de internet de qualidade prejudicava não apenas o registro e compartilhamento de imagens dos passeios, mas também a realização de eventos.

O Ministério das Comunicações também assegurou a inclusão de Bonito no programa “Cidades Digitais”, que na primeira fase contempla Aquidauana, Sidrolândia e Terenos.