24 de abril de 2024 - 16:20

Ao vivo: TVE transmite domingo leilão em prol do Asilo São João Bosco

A TV Educativa, em parceria com o Canal do Boi, transmite nesse domingo (20/12), a partir das 14h, o leilão beneficente em prol do Asilo São João Bosco. O leilão será realizado no espaço de eventos da entidade, no bairro Tiradentes. De acordo com o coordenador Técnico Operacional da TVE, César Roriz, a transmissão vai até às 17h. “O Asilo São João Bosco é uma das entidades mais antigas de Campo Grande e tem uma atuação de grande alcance social e precisa do apoio de todos para continuar prestando seus relevantes serviços”, destaca César Roriz.

Além do leilão, onde serão ofertados vários itens, haverá churrasco. Toda a arrecadação será revertida ao Asilo. A população de Campo Grande também pode contribuir com doações voluntárias diretamente à entidade, que fica na Av. José Nogueira Vieira, 1900 – Bairro Tiradentes, ou através de deposito na conta da CEF   Ag. 3144 – C/C 264-6 – Op. 003

Conheça a história da Associação Recanto São João Bosco, mantenedora do Asilo São João Bosco:

Nasce a ideia do Asilo São João Bosco quando um grupo de homens de boa vontade, tendo como um de seus principais objetivos assistir aos idosos carentes e desemparados, liderados pelo Pe. Archangelo Lanzilloti, fundam a Conferência Vicentina Nossa Senhora das Vitórias em 31 de maio de 1923. O seu primeiro Presidente foi o Dr. Adalberto Barreto, Ministro do Supremo Tribunal Militar. Ao alugar uma pequena casa, deram início concreto a ideia do asilo, abrigando um número considerável de idosos.

Graças a luta e perseverança destes homens, obteve-se a doação de um terreno na Rua 26 de Agosto, pela família Franco Baís. Foram realizados obras e reformas nas dependências com acomodações para 50 idosos, mas em razão da grande procura, no final da década de 30, já se encontrava com mais de 90 idosos abrigados precariamente. Em 1939 a diretoria deliberou passar o asilo para a Diocese de Corumbá-MS, permanecendo sob a administração da Conferência. Em seguida foi realizada a transferência do mesmo para a Mitra Diocesana em Campo Grande.

Entre 1968 a diretoria recebeu, através de doação da Prefeitura Municipal de Campo Grande, um terreno no Bairro Tiradentes. Com a ajuda da população do comércio e diversos profissionais liberais foi inaugurado um pavilhão composto por 10 quartos. Em 1976 mudou para sede atual, com apoio do Exército. Já em 1979 é inaugurado um novo pavilhão possibilitando a separação das acomodações para homens e mulheres em 1982, inaugura-se a capela e a residência para as irmãs da Congregação Passionistas, que através de convênio passaram a coordenar os trabalhos internos.

Á partir de 1995, a diretoria comandada pelo Sr. Jovino Braga Ferreira, transferiu a administração para nova sede. Neste período foram realizadas diversas reformas, além de obras de ampliação e construção de novas instalações, até mesmo a construção de uma pista de Cooper.

Nos registros de acolhidos da entidade desde 1996 a 2015, já foram acolhidos mais de 1.105 idosos.

DATA DE FUNDAÇÃO DA ENTIDADE: 23/10/1923

DEMANDAS ATENDIDAS PELA INSTITUIÇÃO

86 idosos

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 143

FINALIDADES ESTATUTÁRIAS

A Associação Recanto São João Bosco é uma associação civil de direito privado, filantrópica de assistência social, nos níveis de atendimento e defesa e garantia de direitos, de fins culturais, de saúde, e religiosos, de caráter não econômico, cuja finalidade principal é ser uma Instituição de Longa Permanência para Idosos-ILPI.

Parágrafo Único: A ARJSB acolherá, de forma preferencial, o idoso desamparado e carente, impossibilitado de trabalhar, e sem condições de se manter por si próprio, sem distinção de nacionalidade, etnia, religião, sexo.

MISSÃO: Promover, resgatar, restaurar e defender a dignidade de seus assistidos, através de um serviço que considere a pessoa humana em todas as suas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual.

VISÃO: Ser referência no estado do Mato Grosso do Sul no atendimento de longa permanência aos idosos em situação de vulnerabilidade social.

OBJETIVO: Oferecer aos idosos em estado de vulnerabilidade serviços de atenção biopsicossocial, em regime integral, de acordo com suas necessidades, priorizando sempre que possível, o vínculo familiar e a integração com a comunidade.

SITUAÇÃO ATUAL

No momento a entidade passa por dificuldades financeiras com uma dívida de quase R$ 3 milhões. A atual diretoria que tomou posse em maio/2015 herdou da antiga gestão esta situação. O presidente Gersino juntamente com um grupo de voluntários está à frente de uma campanha para reestruturação da entidade que existe há mais de 92 anos. Diversas providências estão sendo tomadas para diminuir as despesas e aumentar a receita.