20 de abril de 2024 - 08:58

Aldeias indígenas de Dourados recebem ações educativas e sociais

Indígenas das aldeias Jaguapiru e região, em Dourados, recebem entre os dias 20 e 24 de março atendimento social e educativo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. A ação visa oferecer aos moradores atendimento médico, palestras educativas e emissão do RG.

Uma carreta da Polícia Rodoviária Federal, equipada com um auditório e estrutura de som e imagem, será o ponto focal da ação.

Conforme a programação inicial, os atendimentos serão realizados na Missão Caiuá e Escola Municipal Francisco Meireles, na Aldeia Jaguapiru. Um ônibus da prefeitura de Dourados fará o deslocamento de indígenas que estiverem nas proximidades.

Aldeia Jaguapiru / Acervo Sejusp

A ação busca promover, por meio de uma campanha educativa, a redução dos índices criminais, em especial a redução da violência contra mulher, contra crianças e adolescentes. Policiais civis, rodoviários e militares estarão presentes realizando palestras, oitivas e ações educativas.

Serão oferecidos ainda Curso de Formação de Brigada de Incêndio e Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, ambos do Corpo de Bombeiros Militar; atendimento da Delegacia da Mulher Itinerante, com registros de Boletins de Ocorrência e execução de oitivas; vacinação contra Covid e vacina Bivalente para crianças, oferecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES); exposição de animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental (PMA).

Também estão na programação diversas palestras, entre elas do Promuse (Programa Mulher Segura) e do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), ambos programas da Polícia Militar. Para as crianças também haverá a exibição de curtas metragens no mini auditório da carreta.

Entenda melhor sobre o projeto e seus impactos na reportagem de Zilda Vieira para a Rádio 104,7 FM Educativa: