plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de maio de 2024 - 00:52

Ação oferece vagas a pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS

Ilkêmia Figueiredo é diretora-executiva do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Mato Grosso do Sul. (Foto: José Habyner)

De acordo com o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5,1 milhões de pessoas com deficiência estão empregadas e 12 milhões estão desempregadas. No Mato Grosso do Sul, existem 236 mil pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 8,7% da população. Para fomentar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, na próxima segunda-feira (13), o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Mato Grosso do Sul (SEAC/MS) e Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) irão realizar a Ação de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência.

Foto: José Habyner

Para falar mais sobre a ação, o programa Rádio Livre, da Rádio E 104.7 FM, recebeu nesta sexta-feira (10), a diretora-executiva do SEAC/MS, Ilkêmia Figueiredo, que destacou as vagas que serão ofertadas no feirão e a importância da inclusão e diversidade nas empresas.

O Centro-Oeste é a região do Brasil com a maior taxa de população com deficiência no mercado de trabalho, com 35,7%. No entanto, no Mato Grosso do Sul, apenas 30% das pessoas com deficiência estão trabalhando, desse número, somente 37% estão contratadas formalmente. Ilkêmia explica que a inclusão de PcDs no mercado de trabalho traz impactos socioeconômicos não apenas para essa população, mas também para o ambiente das empresas.

“Nós entendemos que trazer diversidade para dentro da empresa gera inclusão, porque muitos de nós não temos convivência com a pessoa com deficiência, então quando a gente traz para dentro da empresa, nós trazemos a diversidade junto”.

Está será a 13ª edição da Ação de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência em Campo Grande, que oferece também capacitação para os participantes e sensibilização para as empresas associadas.

“Temos tido bons resultados, ano passado para cá algumas pessoas que foram contratadas em cargos como em agentes de asseio e conservação já passaram para almoxarifados. Nós acompanhamos depois da contratação por 90 dias esse colaborador através do Instituto PROFAC, anualmente nós estamos tendo várias conquistas”

Para receber os colaboradores com deficiência, os departamentos de Recursos Humanos das empresas associadas passam por uma qualificação realizada por meio do centro de capacitação da SEAC/MS, o Instituto PROFAC, para melhor acolher o funcionário. “A pessoa pensa ‘não vou contratar porque pode ser que não vai se adaptar’, por isso trazemos essas capacitações justamente para a gente quebrar isso e esse PcD ter oportunidade dentro da empresa”.

Entre as vagas, estão fiscal de terminal rodoviário, auxiliar administrativo, vigia, porteiro, auxiliar de jardinagem e agente de asseio e conservação. Apenas a vaga de auxiliar administrativo exige ensino médio completo, enquanto as demais irão passar por treinamento e capacitação no Instituto PROFAC. As vagas também serão ofertadas para reabilitados pelo INSS.

“Nós estaremos na Funsat, teremos nove empresas, a pessoa vai chegar e vamos recepcioná-la, verificar qual a intenção dela de vaga e encaminharmos ela para a empresa que tiver com a vaga aberta. Lá mesmo ela já vai passar por um breve processo seletivo e depois a empresa entrará em contato”.

SERVIÇO

Ação de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência
Data: 13/11
Horário: 08h às 16h
Local: Funsat – Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *