plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

11 de dezembro de 2024 - 23:31

Abandono de animais: Panorama MS entrevista nesta 2ª feira delegado e veterinária do CCZ

Campo Grande (MS) – O programa de entrevista Panorama MS, que vai ao ar diariamente às 10h na TVE Cultura MS, aborda nesta segunda-feira as ações do Dezembro Verde – Mês de Conscientização ao Não Abandono de Animais. Para falar sobre o abandono, considerado um “crime silencioso”, Panorama MS recebe no estúdio Maércio Alves Barbosa, delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista, e Juliana Resende, médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ e uma das organizadoras das ações do Dezembro Verde.

Apesar da estreita união homem-animal, constata-se um grande número de casos de maus-tratos contra os animais, cometidos pelos seres humanos: abandono, negligência, espancamentos, queimaduras, tráfico de animais silvestres, zoofilia, promoção de rinhas, esgotamento de matrizes devido à exaustiva reprodução, caça ilegal e uso de animais para fins recreativos, entre outros.

Os casos de abandono de animais constituem-se em um grave problema, causando prejuízos para a ecologia, economia, saúde pública e bem-estar animal. Assim como muitos animais são amados por seus tutores, outros são simplesmente descartados como mercadorias sem valor. Os animais errantes podem sofrer de fome, desnutrição, parasitas, doenças, envenenamento e outras formas de abuso.

De acordo com as estatísticas, no Brasil, o abandono é uma realidade comum no dia a dia das ONGs e nas cidades como um todo. Os descartes acontecem também em parques, praças, estradas e portas de pet shops. Nem os hospitais veterinários públicos escapam. Há quem interne o animal doente e não volte mais. Todas essas atitudes são consideradas crimes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *