plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

17 de maio de 2024 - 19:00

Radio Livre aborda participação e protagonismo da juventude na política

Nesta sexta-feira (22), o Brasil comemora o Dia Nacional da Juventude e o programa Rádio Livre, da FM 104,7, bateu um papo com o vice-presidente do Juventude PSDB de Campo Grande, Matheus Andrino de Matos, e com o presidente do Juventude PSDB de Mato Grosso do Sul, Felipe Vinicios Rodrigues. 

Lideranças do Juventude PSDB participam do Rádio Livre

No século passado, a juventude brasileira esteve no centro de grandes lutas históricas e foi precursora de importantes mudanças políticas no cenário nacional. Contudo, nas últimas décadas, a preocupação dos mais jovens com os rumos da política diminuiu drasticamente. “A participação política do jovem, representando o amanhã, é de grande valia, ainda mais que o jovem está sempre ligado a essa visão inovadora e moderna, tem mais contato com a tecnologia e pode resultar em soluções simples para problemas complexos”, acredita Matheus.

E o desinteresse dessa faixa etária passa também pela descrença em grande parte da classe política do Brasil. Para Felipe, tal descrença sempre houve no campo político por parte da juventude, mas ele vê com bons olhos o crescimento dos eleitores entre 16 e 18 anos nas últimas eleições, o que indicaria a retomada da confiança nos agentes políticos. Segundo pesquisa coordenada pelo Observatório da Juventude na Ibero-América, em 2022, o Brasil registrou recorde no cadastro eleitoral de jovens, com um aumento de 47,2% em relação às eleições de 2018.

Contudo, o mesmo estudo revelou que as instituições que menos contam com a confiança dos jovens brasileiros são justamente os partidos políticos. “Ainda tem muito o que melhorar. O jovem tem muita apatia na política e isso deve ser combatido”, entende Matheus. “O aumento na confiança começa primeiramente com a conquista do espaço da juventude no partido e a juventude então constrói esse espaço dentro do partido, mostrando trabalho, ajudando o partido a desenvolver políticas públicas e ainda no pleito eleitoral”, complementa Felipe.

Lideranças do Juventude PSDB participam do Rádio Livre

E as lideranças da Juventude PSDB enxergam na educação a temática mais importante para a juventude, sendo base para o início da solução de todos os problemas que o grupo tem enfrentado. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o país tem atualmente mais de 23% da população entre 15 e 24 anos sem trabalho e sem estudo. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a violência é a principal razão pela qual jovens de 10 a 19 anos perdem a vida no Brasil.

“O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem oferecido quase 200 escolas em tempo integral. Também destaco a importância de atividades de lazer, esporte e culturais, que tem sido um grande investimento do estado. É importante agregar no dia-dia do jovem práticas saudáveis, que é a maneira mais eficaz de combater assuntos como drogas, violência e criminalidade. E dali sai um hobby, um grupo de amizades, um artista, um atleta, um grande líder”, pontua Matheus.

Quanto à geração de emprego, Felipe acredita que deve haver uma capacitação regionalizada dos jovens sul-mato-grossenses, ensinando aos jovens funções que estejam necessitando de trabalhadores em sua região, para que eles ocupem os postos locais. “Se aqui tem indústria, nós temos que capacitar os jovens dessa região para essa finalidade. Por exemplo, não adianta capacitar para agropecuária em uma região que não tem”. 

A entrevista completa está disponível  abaixo ou no canal da Rede E no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *