3 de maio de 2024 - 09:43

A magia do teatro de animação é o assunto do programa Na Cadeira do DJ

Os bonecos adquirem vida e se transportam do imaginário coletivo para uma encenação lúdica e poética dos temas recorrentes do dia a dia. É a proposta da “Arte Riso Cia de Animação”, formada por uma trupe antenada com a pesquisa, a criatividade e a interação com o público.

O grupo começou a atuar no mercado em 1997, com o espetáculo “De Palhaço e Lobo Todo Mundo Tem Um Pouco”, montado em São Paulo. A peça foi uma versão híbrida, que mesclou o teatro de atores com o teatro de formas animadas (de bonecos).

Em 1999 a companhia se mudou para Mato Grosso do Sul , e decidiu  participar de diversos festivais regionais, tais como: 23º Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro (Campo Grande) , 3º Festudo – Festival Universitário de Dourados , Temporadas Populares (Campo Grande),  Festival de Bonito e Festival da América do Sul (Corumbá).

No espetáculo “Manual de Barro”, que estreou em dezembro de 2006, a companhia inspirou-se nas obras do poeta Manoel de Barros. Os atores realizaram uma pesquisa de linguagem e identificaram o conteúdo imagético existente na poesia do autor.

Já na peça “Comer bem que mal que tem”, encenada em 2011, o grupo trabalhou a questão dos hábitos saudáveis, que proporcionam qualidade de vida, para um público preferencialmente formado por crianças e adolescentes. Os artistas apresentaram o teatro de bonecos nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande.

A Arte Riso Cia de Animação teve projetos aprovados pelo FIC (Fundo de Investimento à Cultura/MS), FMIC, (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura/CG), FOMTEATRO (Programa Municipal de Fomento ao Teatro/CG) e FUNARTE (Fundação Nacional de Artes-Prêmio Myriam Muniz de Teatro).

Mais informações sobre os espetáculos e projetos da trupe teatral? É só ficar ligado no programa Na Cadeira do DJ, da 104,7 FM Educativa. A atração é transmitida às segundas e quartas-feiras, a partir das 10h30, sob a batuta de Celito e Gilson Espíndola.