plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

30 de abril de 2024 - 16:47

Escritor, ambientalista e indígena Ailton Krenak é o entrevistado do #Provocações

Liderança de uma etnia quase extinta fala da relação da sociedade com o índio em entrevista a Marcelo Tas; programa vai ao ar às 21h15 na TVE Cultura
Tas entrevista Ailton Krenak, que ficou conhecido ao pintar o rosto durante discurso na Assembleia Constituinte de 1987, em luto pelos povos indígenas. (Imagem: Reprodução)
Tas entrevista Ailton Krenak, que ficou conhecido ao pintar o rosto durante discurso na Assembleia Constituinte de 1987, em luto pelos povos indígenas. (Imagem: Reprodução)

O escritor e ambientalista Ailton Krenak é o entrevistado desta terça-feira (6) do #Provocações, onde deve falar mais sobre a tese de que o índio é o “intermediário” entre a onça e o ser humano e que, no máximo, “serve para ser preservado” –conforme as palavras do apresentador Marcelo Tas em citação ao próprio convidado, nascido em Minas Gerais em 1953 e integrante da etnia Krenak. O programa vai ao ar na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa a partir das 21h15.

Conforme a própria referência bibliográfica do autor, sua etnia vivia na região do Vale do Rio Doce e, até o início do século passado, tinha mais de 5 mil pessoas. O número despencou para 600 na década de 1920 e, em 1989, resumia-se a 130 pessoas. Hoje, são 150.

Ailton Alves Lacerda Krenak migrou para o Paraná aos 17 anos, ao lado da família, alfabetizando-se no ano seguinte. Foi produtor gráfico e jornalista e, nos anos 1980, passou a atuar no campo dos direitos indígenas. Usou da palavra em discurso em 1987, durante a Assembleia Nacional Constituinte, pintando o rosto de preto enquanto falava a fim de representar o luto dos direitos indígenas.

Mais tarde, participou da fundação da União das Nações Indígenas e da Aliança dos Povos da Floresta –que, ao lado de seringueiros, previa a criação de reservas extrativistas. Atualmente integra o Núcleo de Cultura Indígena de Minas Gerais, que desde 1998 realiza o Festival de Dança e Cultura Indígena na Serra do Cipó.

É autor de “O eterno retorno do encontro”, narrativa que integra o livro “A outra margem do Ocidente”, organizado por Adauto Novaes; e protagonizou em 2000 o documentário “Índios do Brasil”, da TV Escola, que trata da identidade, línguas, costumes e tradições indígenas e do contato com o branco –que trouxe junto o conflito pela terra e a busca por direitos. É professor doutor honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde leciona disciplinas como “Cultura e História dos Povos Indígenas” e “Artes e ofícios dos saberes tradicionais” em cursos de especialização.

Uma de suas falas mais conhecidas diz que “No dia em que não houver lugar para o índio no mundo, não haverá lugar para ninguém”.

Assista – Marcelo Tas comanda uma releitura do Provocações, programa que marcou época na TV Cultura com apresentação de Antônio Abujamra. No #Provocações, o formato da atração é revisitado tendo como pilares as entrevistas, filosofia e a interação por meio de redes sociais com a hastag #Provoca.

Produção da TV Cultura de São Paulo, a atração vai ao ar na TVE Cultura, pelo Portal da Educativa e na fan page da rede social Facebook às terças-feiras, a partir das 21h15.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *