30 de abril de 2024 - 07:28

O Assunto é Cinema celebra o aniversário de Apocalypse Now e outros clássicos

Cartaz de Apocalypse Now. (foto: reprodução)

Assunto é Cinema com Clayton Sales desta sexta-feira (17/05) comemora os aniversários das estreias de “Apocalypse Now”, “Paris, Texas” e “As Virgens Suicidas”. O programa da Educativa 104.7 FM também comenta as estreias de “John Wick 3 – Parabellum”, nos cinemas da capital, e “Entre Vinho e Vinagre”, original do serviço de streaming Netflix.

Livremente baseado no romance “Heart of Darkness” de Joseph Conrad, “Apocalypse Now” é um dos filmes mais emblemáticos sobre o conflito no Vietnã. Lançado em 1979, o filme marcou a carreira de Francis Ford Coppola que já vinha do sucesso de “O Poderoso Chefão”. O longa ainda conta com uma das maiores atuações de Marlon Brando como o antagonista coronel Kurtz. “Apocalypse Now” ganhou os Oscars de melhor som e melhor fotografia. Em Cannes, o filme levou a Palma de Ouro em 1979.

A trama começa no Vietnã, em 1970, quando o capitão Willard (Martin Sheen)  faz uma viagem perigosa para encontrar e matar o coronel Kurtz, um antigo oficial promissor que ficou louco. Em um barco patrulha da Marinha cheio de inteligentes jovens de rua, um oficial da força aérea obcecado por surf e um fotógrafo maluco, Willard viaja cada vez mais para o coração das trevas em sua perturbadora missão.

“Paris, Texas”lançado em 1984 foi um dos maiores sucessos da carreira de Win Wenders. O longa é uma produção franco-alemã que foi rodada nos Estados Unidos com roteiro de L. M. Kit Carson e Sam Shepard e trilha sonora composta pelo guitarrista Ry Cooder. O filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1984.

“Paris, Texas” conta a história de Travis (Harry Dean Stanton), um homem que, depois de estar desaparecido por mais de quatro anos, é reencontrado pelo irmão Walt (Dean Stockwell) num hospital na região desértica do Texas, próximo à fronteira com o México. Maltrapilho e com amnésia, é levado por Walt para a sua casa em Los Angeles, onde reencontra Hunter (Hunter Carson), seu filho de sete anos que foi abandonado pela mãe, Jane (Natassja Kinski). Inicialmente estranhos, Travis e Hunter iniciam uma reaproximação que culmina numa grande amizade e também no desejo secreto de reencontrar Jane e reconstruir sua verdadeira família.

Nastasja Kinski como Jane em “Paris, Texas”. (foto: reprodução)

Primeiro filme dirigido por Sofia Coppola, “As Virgens Suicidas” foi um sucesso de público e crítica em 1999. No longa, o casal Lisbon (James Woods e Kathleen Turner) vive numa cidade americana em 1974. A família tem cinco filhas, Therese (Leslie Hayman), Mary (A.J. Cook), Bonnie (Chelsea Swain), Lux (Kirsten Dunst) e Cecilia (Hanna Hall). A beleza das meninas se torna alvo da investida dos meninos da região, todos encantados com a aura de mistério que as rodeia, já que seus pais são extremamente repressores. Polêmico, o longa conta como a repressão sexual prejudica o desenvolvimento dos jovens norte-americanos.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram