23 de abril de 2024 - 02:14

Papo Reto: Juci Ibanez celebra 40 anos de carreira com CD e DVD

Bom Dia Campo Grande abriu espaço para falar de “40 anos de Voz – Raízes e Vertentes”, novo trabalho da cantora e compositora que reúne o melhor da música regional com o samba
"40 Anos de Voz - Raízes e Vertentes" celebra carreira de Juci Ibanez. (Foto: Divulgação)
“40 Anos de Voz – Raízes e Vertentes” celebra carreira de Juci Ibanez. (Foto: Divulgação)

São 40 anos de carreira, nos quais dividiu palcos com alguns dos grandes nomes da música brasileira, e lhe renderam o título de A Rainha do Samba de Mato Grosso do Sul. Juci Ibanez celebra em grande estilo sua história com o lançamento de CD e DVD que chega ao público sul-mato-grossense. “40 anos de Voz- Raízes e Vertentes” é considerado um trabalho único no Estado, que uniu o cenário da Morada dos Baís a um repertório variado de sucessos regionais e sambas, temperado com a emoção da cantora e compositora.

A gravação do CD e DVD ocorreu em 18 de outubro de 2018. “O trabalho está lindo. Gravei 20 músicas, dez regionais, de nossos compositores e que não são sambas, mais dez sambas de composições próprias e de alguns amigos. Fiz tudo da melhor forma que podia, demorou para chegar, mas está maravilhoso”, afirmou Juci ao Bom Dia Campo Grande desta sexta-feira (17) em entrevista ao Papo Reto com Celito Espíndola.

Uma das cenas do DVD gravado em outubro de 2018 e que chega ao público. (Foto: Divulgação)

A obra trouxe uma plástica que, como frisou Celito, ainda é “pouco comum” à produção cultural sul-mato-grossense. A cenografia especialmente preparada no espaço administrado pelo Sesc Cultura uniu-se às mudanças de figurino durante o espetáculo. A ela, soma-se a sonoridade de Juci Ibanez e dos músicos e arranjadores no palco.

“É um privilégio para Mato Grosso do Sul contar com uma artista desta envergadura, que se revela também uma grande compositora nesses 40 anos de estrada”, destacou Celito na Educativa 104.7 FM. “Temos grandes sambistas no Estado, Corumbá é uma terra de grandes compositores e instrumentistas, em Campo Grande contamos com as Escolas de Samba e as meninas do Sampri. Mas a Juci se tornou uma porta-bandeira do gênero em Mato Grosso do Sul por conta dessa potência incrível que ela tem na voz”.

A cantora começou a trajetória aos 11 anos, em São Paulo, “onde viveu e fez escola” e foi influenciada pelo Tropicalismo e a Bossa Nova. O rock e, principalmente, o samba, temperaram essa mistura musical, resultando em uma artista eclética, dona de timbre privilegiado que lembra o das grandes divas da música negra norte-americana, mas com a malícia brasileira.

Juci Ibanez já subiu ao palco com vários nomes da MPB –Dona Ivone Lara, Tom Zé, Almir Guineto e Zeca Pagodinho entre eles. O primeiro trabalho gravado, “Muito Prazer”, trouxe releituras de clássicos como Arrastão (de Edu Lobo e Vinicius de Moraes) e A Banca do Distinto (Billy Blanco), além de ser acompanhada por um coral evangélico em Amazing Grace. Ali, porém, a disposição de apresentar músicas inéditas já se fazia presente, pulsando ainda mais em 2015, com um trabalho autoral que trouxe composições próprias.

40 anos de Voz – Raízes e Vertentes
Cantora e compositora, Juci Ibanez celebra 40 anos de carreira com nova obra. (Foto: Divulgação)

Em sua nova obra, Juci Ibanez reúne pérolas da música regional, com homenagens a compositores como Paulo Simões, Carlos Colman, Paulo G, Geraldo Roca, Guilherme Rondon, João Figar e Gilson Espíndola. O CD e o DVD ainda reservam faixas de sambas autorais, tratando-se de um momento histórico para a cantora e compositora.

O talento da cantora também ganhou o rádio: Juci Ibanez é apresentadora da Educativa 104.7 FM, onde comanda todos os sábados, a partir das 9h, o Casa do Samba, onde traz o melhor deste ritmo tão brasileiro.

“40 anos de Voz – Raízes e Vertentes” contou com financiamento do Fmic (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura) e diversos apoios culturais para ganhar vida. A obra começa a ser oferecida por alguns parceiros da Capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 9-9942-9646 e pelo e-mail juciibanez@hotmail.com.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começaram o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.