29 de abril de 2024 - 23:03

IBGE apresenta resultados do Censo Agro 2017 de Bonito nesta quinta-feira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai apresentar, nesta quinta feira (5), o resultado preliminares do Censo Agro 2017, que  reuni informações sobre estabelecimentos agropecuários, estrutura existente e a produção do setor primário no município. Na ocasião, a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) também poderá validar ou impugnar os dados.

A CMGE foi formada em 4 de agosto de 2017, dois meses antes do inicio do Censo Agro 2017 em todo o país e tem como objetivo dar transparência às ações realizadas durante a pesquisa. O encontro ainda tem como como objetivo a entrega dos Certificados de Participação .

O Censo Agropecuário 2017 teve duração de cerca de 5 meses e foram levantados dados como o tamanho das propriedades e se o produtor tem acesso ao crédito fundiário ou dispõe de sistemas de irrigação, entre outros.

A pesquisa foi realizada após dez anos do último senso e a coleta de dados envolveu 19 mil recenseadores em mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. As estatísticas são oficiais e fundamentais para o monitoramento econômico, servindo para orientar projetos, investimentos e políticas públicas. A reunião constará de ata para providências do IBGE.

A reunião será realizada no auditório da Prefeitura Municipal (na antiga Câmara Municipal) – à Rua Cel. Pilad Rebuá, 1780, às 9 horas.

Nova Pesquisa

O Censo Agropecuário 2017 também vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias, que permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários.

A pesquisa irá a campo anualmente captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo.

Com informações de EBC