26 de abril de 2024 - 01:05

Youssif Domingos cita Telecurso ao destacar teleaulas na TV REME durante a pandemia

Criado há 43 anos para ampliar o acesso de milhares de brasileiros à educação, Telecurso contribuiu para reinvenção do ensino remoto na pandemia

O presidente da Rede Educativa de Mato Grosso do Sul, Youssif Domingos, é o entrevistado da semana da TV REME NOTÍCIAS. Na entrevista, que vai ao ar sexta-feira (8/10), ao meio-dia, Youssif comenta a experiência da transmissão de aulas pela televisão, lembrando que o Brasil teve uma um momento muito positivo com o Telecurso criado pela Fundação Roberto Marinho na década de 1978. Segundo ele, Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande soube muito bem reinventar a expertise, aproveitando o canal de multiprogramação da TV Educativa.

O presidente da Rede Educativa, Youssif Domingos, é entrevistado pelo diretor e apresentador da TV REME, professor João Robson Oliveira.

“Na época de estudante eu assistia ao Telecurso” afirmou. Em anos posteriores à criação, surgiram as versões 1º e 2º Graus, para a certificação de trabalhadores, que assistiam aulas em monitores instalados nas empresas e indústrias.

Por conta da pandemia, o Ministério das Comunicações autorizou a ativação da multiprogramação com a habilitação de dois canais adicionais. Além do canal 4.1, com a grade de programação normal, a TV Educativa ativou os canais 4.2, disponibilizado para a TV REME, e 4.3, também disponibilizado para teleaulas da educação básica e ensino médio da Rede Estadual. Desde aquela época, quando o único meio de comunicação à distância era a televisão, o rádio e o telefone com fio, muita coisa mudou. Surgiram os dispositivos móveis  (smartphones) e a TV Digital, mas o conteúdo da grade curricular não alterou significativamente na evolução tecnológica. A diferença é que antes as aulas eram produzidas necessariamente em estúdio, com atores.

Com as restrições da pandemia, o ensino pela televisão, com recursos que permitem ao próprio professor “atuar”, em cenários virtuais e ferramentas digitais, foi uma solução acertada, na avaliação do diretor e apresentador da TV REME, professor João Robson Oliveira.

“A pandemia obrigou a todos se reinventarem, no mundo todo e nos diversos setores da atividade pública e iniciativa privada. No caso da educação, a forma de minimizar as restrições às aulas presenciais foi o ensino remoto e por meio de teleaulas”, comentou Youssif.

O novo presidente da Rede Educativa diz que as emissoras públicas passam por um processo de reformulação importante, fruto de uma estrutura que deve muito ao trabalho do ex-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins (“ele faz parte da história”), antecessor do jornalista Ico Victório, que estava acumulando a direção da TVE com a Subsecretaria de Comunicação do Estado. Youssif disse que está dando prosseguimento à reestruturação da Rede Educativa com a missão de fortalecer seu papel social, ampliar o alcance e aproximar as emissoras públicas da comunidade. “Nossa missão é prestar serviço e desenvolver ações de afirmação e valorização da cidadania”, diz o presidente da Fertel, mantenedora da Rede Educativa.

TV REME NOTÍCIAS vai ao ar toda sexta-feira às 12h. ASSISTA!