25 de abril de 2024 - 22:38

Vinil Moraes afirma que a FM Educativa está ‘mais perto do povão’

“Músico e compositor, nascido em Dourados (MS), bugrado em Campo Grande (MS) e brasileiro-planetário no registro geral!” Esta é a primeira frase do release do compositor Vinil Moraes. Não é exagero. Este torcedor do Operário Futebol Clube tem as raízes em Mato Grosso do Sul, mas sua produção artística está antenada com o mundo. Vinil está entre os mais talentosos compositores da nova geração da música de MS. Emplacou o hit “Porrada É Sempre No Mesmo Lugar”, dele e Vítor Maia, samba cadenciado com letra crítica já conhecido e cantado nos bares e redutos criativos da capital.

Prestes a completar 34 anos no dia 13 de maio, Vinil já tem mais de uma década de carreira e se destaca como produtor e agente cultural. Fundou a banda Canastra em 2003, lançou em 2008 o excelente CD solo “É Isso Que Eles Querem” e no mesmo ano comandou a banda “Vinil Moraes e Doutrina Reggae”. Em 2009, reuniu amigos de Bauru (SP) e Campo Grande no projeto “Vinil Moraes e Expressão de Fé” e em 2010 mudou-se para São Paulo, onde atuou como produtor e divulgador musical no IDCH – Instituto de Desenvolvimento e Consciência Humana. Rodou por Belém do Pará e João Pessoa e ultimamente vem destacando-se em projetos importantes para a cena artística campo-grandense, como o “Mesa de Sambas e Compositores”, “Candeeiro” e Orquestra Vai Quem Vem.

Engajado politicamente e atuante em questões relativas ao direito autoral, Vinil é formado em Direito. Tem participado ativamente do Sindicado dos Músicos de MS e também acompanha de perto a cena contemporânea e a produção musical da Cidade Morena. Nesta entrevista, Vinil reflete sobre a atual programação e perfil da FM Educativa 104.7. Ouvinte da emissora, o compositor dá sua opinião sobre o conteúdo e os programas da FM Educativa e faz sugestões. Confira abaixo a entrevista:

PORTAL EDUCATIVA – Como você analisa o conteúdo oferecido atualmente pela FM Educativa?

VINIL MORAES – No jornalismo vejo equilíbrio das pautas em relação à política, esporte regional, plantão policial, atendimento ao idoso e população em geral. Sobre o conteúdo de programas musicais, mesmo não gostando de alguns estilos, entendo que a linguagem das músicas caminha de acordo com a linguagem proposta dentro de cada programa. Vejo a FM Educativa mais perto do povão e do que acontece de fato no dia a dia.

PORTAL DA EDUCATIVA – Qual a sua opinião sobre a FM ter atualmente programas voltados para gêneros específicos, como o funk, o rap e o reggae?

VINIL MORAES – Ter programação por gênero eu analiso como uma vitória da diversidade, algo que clamávamos há tempos para que acontecesse, pois universaliza e democratiza. Vejo alguns “intelectuais” extremamente raivosos com a programação de funk e sertanejo universitário, mas isto é simples de se resolver, basta ligarem a rádio na hora de sua programação predileta.

PORTAL DA EDUCATIVA – De que maneira deveria ser utilizado o espaço da FM Educativa para ficar ainda melhor a programação?

VINIL MORAES – Dar cobertura com links ao vivo e ter programa discutindo a produção musical que ocorre na cidade. Poderia dar enfoque a críticas com o que está acontecendo no dia a dia. Falta um programa de crítica musical dos shows, manifestações e apresentações que ocorrem dentro do estado, como serviço de feed back.

PORTAL DA EDUCATIVA – Você é ouvinte da FM Educativa?

VINIL MORAES – Eu sempre escuto a FM Educativa, inclusive, depois que teve essa alteração (no perfil da FM) minhas músicas passaram a tocar muito mais na rádio, seja na programação diária, seja dentro dos programas específicos. Eu ouço “Hora do Rap”, “Casa do Samba”, “Idade Viva” com Gabino Lino, “América Pantanal”… Escuto alguns no carro e outros em casa. O meu predileto é o “Xaimaca Reggae” com Rasdair (Mata), grande guerreiro do reggae de Campão. “Dedo no botão magnata, rooots”.

PORTAL DA EDUCATIVA – Você como compositor se sente contemplado pela programação atual da FM Educativa?

VINIL MORAESComo compositor me sinto contemplado no âmbito do reconhecimento que tive por parte do público depois que minhas músicas entraram na programação, principalmente, com “Porrada é Sempre No Mesmo Lugar”(Vinil Moraes e Vitor Maia). Agora, no âmbito dos créditos autorais, que gerariam efeitos financeiros, que tanto necessitamos, é necessário equalizar a vontade política para que isso ocorra.

PORTAL DA EDUCATIVA – Deixa um recado para o leitor do Portal e ouvinte da FM Educativa?

VINIL MORAES – Eu boto fé que o funk, o rap, o reggae, dentro de pouco tempo e com o incentivo que a rádio (Educativa) está dando, terão plantado sementes suficientes na cidade e na periferia para fazer a transformação social que a cultura causa na sociedade, tirando crianças do crime e colocando adultos inseridos num contexto diferente e esperançoso.

(Rodrigo Teixeira)