1 de maio de 2024 - 11:32

UFMS vai oferecer mais de 10 mil vagas de graduação em 2024

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) anunciou o calendário dos processos seletivos para ingresso em um dos 125 cursos de graduação da instituição, ofertando mais de 10 mil vagas em todos os seus campi para o ano de 2024.

As inscrições para o Vestibular e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva  (Passe) terão início na próxima semana, em 4 de setembro, e serão encerradas  em 16 de novembro. A inscrição será online, por meio do portal de ingresso da universidade.

As datas das provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de dezembro, com início às 8h e término às 13h (horário local). Os exames serão realizados nos campi de Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas e Dourados.

Uma das novidades deste ano é a ampliação do prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição, que irá de 4 de setembro a 4 de outubro. Além disso, a taxa de inscrição foi reduzida para R$ 100, anteriormente era de R$ 120.

Os interessados têm acesso a todos os detalhes, incluindo os conteúdos programáticos e o Manual do Candidato, na página de Ingresso da UFMS. O Manual oferece uma abordagem acessível às informações presentes no edital, abordando a relação de cursos, informações sobre os processos seletivos, orientações para ingressar na graduação da UFMS e sugestões para a elaboração da redação.

Sisu

Além dos processos seletivos internos da UFMS, os estudantes têm também a possibilidade de concorrer a vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse sistema se baseia nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo que as provas para este ano estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro.

Portal do Sisu, Sistema de Seleção Unificada – MEC

Parceria UFMS e Rede E: Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização  no Trânsito

A UFMS, em parceria com a Rede E, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran – MS) e a Fundação de Apoio  à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) , desenvolve o projeto de extensão Tá Na Rua. O programa é financiado com recursos provenientes das multas aplicadas pelo Detran em casos de infrações. A iniciativa envolve profissionais do campo da comunicação e bolsistas de diversos cursos de graduação, distribuídos por todos os campi da universidade.

O programa de TV, apresentado pela jornalista Priscila Trauer e pela bolsista Marie Santana, vai ao ar todas às quartas-feiras, às 21h30. Já o programa de rádio, em formato de podcast, é transmitido nas rádios educativas 104,7 FM e  UFMS 99,9 FM, todas as sextas-feiras, às 17h.

Texto e imagem destacada: Biel Gill