3 de maio de 2024 - 11:40

UEMS recebe 5º Encontro Regional de Ciência e Tecnologia no dia 21

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) receberá na próxima terça-feira (21), às 8h, a visita de Renato Roscoe, secretário de estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) que conduzirá o 5º Encontro Regional de CT&I de MS com o tema “Construção do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado”.

Durante o evento, o reitor Fábio Edir dos Santos Costa irá inaugurar a Agência UEMS de Inovação que objetiva ampliar parcerias estratégicas com empresas e órgãos públicos e privados para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, por meio das incubadoras Fênix e Elos, a Assessoria de Inovação e Tecnologia (NIT) e a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos (ACPR).

“A inauguração desta Agência tem o objetivo de fomentar a inovação tecnológica no âmbito da Universidade com a parceria do Governo do Estado. Assim, ao incentivar e apoiar ideias inovadoras, a UEMS contribui para o desenvolvimento do Estado com profissionais qualificados e pesquisas promissoras em diversas áreas que podem resultar em avanços que beneficiem a sociedade sul-mato-grossense”, destaca Fábio Edir dos Santos Costa.

A Agência UEMS de Inovação atuará de forma dinâmica, englobando setores até então, distintos, mas que se complementam nos processos relacionados ao fomento de ideias inovadoras, de apoio a empreendimentos sociais e empresariais, de elaboração de projetos e captação de recursos e da busca por parcerias interinstitucionais.

Para Janete Soares, responsável pela Assessoria de Inovação e Tecnologia, “o impacto gerado pela criação da Agência UEMS outras áreas influenciará a pesquisa científica, a transferência de tecnologias, a propriedade intelectual, depósito de patentes, além da integração da Universidade com os setores produtivos do Estado”.

Ainda integram a Agência UEMS de Inovação, Vera Lescano e Leila Marques, responsáveis pela APCR, Cândida Erbano e Leandro Pezzin, gestores das Incubadoras Elos e Fênix, respectivamente.

5º Encontro Regional de CT&I

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou neste ano o processo de elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de orientar suas ações de coordenação do Sistema Estadual de CT&I.

Um total de sete encontros regionais no MS foi estipulado para discutir os pontos fortes e fracos do Sistema nas diferentes regiões do Estado, assim como levantar os desafios e oportunidades da CT&I no contexto regional.

Desse modo, o 5º Encontro Regional de CT&I que irá ocorrer na Unidade da UEMS de Dourados busca, por meio de oficinas de debates com a participação de representantes de vários setores do município e região, colaborar com a construção e sistematização do Plano Estadual de CT&I do MS.

As informações serão sistematizadas e organizadas para a elaboração do Plano pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso do Sul. O convite do evento segue anexo.

Anexos: