19 de abril de 2024 - 10:47

TVE: “Saudações Pantaneiras” será gravado e exibido na nova programação

A equipe de produção da TV Educativa fará a gravação de DVD do show que o cantor e compositor Geraldo Espíndola apresenta ao vivo junto com o violonista Marcelo Loureiro nessa sexta-feira, às 20h30 no Teatro Aracy Balabanian. O clipe será disponibilizado aos artistas e incorporado ao acervo da Rádio Educativa FM 104 e TV Educativa. O show fará parte da nova programação da TVE, que será lançada ainda nesse semestre.

De acordo com o diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, “as emissoras públicas estarão sempre à frente dos grandes encontros musicais que enaltecem a cultura e os ritmos regionais”, pois essa é a característica da programação da 104 e da TV Educativa. “Ampliamos a programação e o protagonismo é dos artistas de MS”, reforça Bosco.

Segundo a Coordenadora de Produção da TVE, Lu Bigatão, serão empregados na gravação equipamentos digitais e mobilizadas três equipes de cinegrafistas, auxiliares e iluminadores. O jornalista Claudinei Pecois vai dirigir a gravação do DVD, que terá produção de Ana Rita. “Já fizemos várias gravações ao vivo e considerando o know how dos profissionais da TVE, vamos disponibilizar um produto de alta qualidade. Pretendemos abrir, com esse trabalho, uma série de gravações que vão enriquecer a nova programação da TV Educativa”, diz Lu Bigatão.

O Show

A apresentação dos dois ícones da música sul-mato-grossense, institulada “Saudações Pantaneiras”, está sendo classificada como um “raro e grandioso encontro”.

O espetáculo, segundo os artistas, levará o público a um passeio por músicas que ajudaram a construir o imaginário sobre as manifestações pantaneiras e a rusticidade dos ritmos que até hoje permeiam a efervescência cultural, provocada pela pluralidade da música sul-mato-grossense.

Para o diretor-presidente das emissoras públicas, “a união desses dois talentos nos remete à época de ouro da música paraguaia e à popularização da viola por Almir Sater. A música sul-mato-grossense tem muito a ver com o Pantanal e sofreu grande influência da viola do cocho na fronteira com a Bolívia e, sobretudo, do violão e da harpa. Não se faz música em Mato Grosso do Sul sem viola, harpa e violão. Não há como negar as influências da fronteira”.

A ideia do show “Saudações Pantaneiras” é um passeio pela pluralidade da música de Mato Grosso do Sul. Uma música que segue motivadora da integração de culturas. De acordo com a produção do show, Geraldo vai cantar músicas que simbolizam o Pantanal, como “Chalana” (Mário Zan/Arlindo Pinto) e “Trem do Pantanal” (Paulo Simões/Geraldo Roca) e também interpretará sucessos de sua própria autoria, como “Quyquyho” e “Cunhataiporã”, que afirmam a nossa genética cultural.

Já Marcelo Loureiro, com sua virtuose instrumental, promete levar o público ao delírio com sua técnica e arranjos no violão, viola caipira de 10 cordas, o charango boliviano e a harpa paraguaia.

“Saudações Pantaneiras” é fruto de uma parceria da Quiquiho Produções com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com duração aproximada de 60 minutos.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos por R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia-entrada válida para crianças até 12 anos, estudantes, professores, doadores de sangue e idosos acima de 60 anos com apresentação de comprovante) na Le Parole (Euclides da Cunha, 1.126 / 3043-5100) e na Arquitécnica (Dom Aquino, 431 / 3029-0357).

Também estarão disponíveis no dia da apresentação, a partir das 19h30, na bilheteria do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, 453. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.