plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 09:44

TVE exibe série de documentários sobre índios

Em comemoração ao dia do índio que acontece no dia 19 de abril, a TV Educativa exibe diversos trabalhos sobre as nações indígenas.

ALDEIA URBANA

Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país, com mais de 70 mil índios. Em busca de melhores condições de vida, muitas famílias deixam as aldeias e partem para as cidades. A estimativa é que só em Campo Grande vivam atualmente mais de 10 mil índios de diversas etnias. Para entender melhor como vivem essas famílias, a TVE produziu o especial ALDEIA URBANA. O trabalho realizado no ano passado será reexibido no próximo domingo, dia 19 de abril às 15 horas, abrindo programação temática à questão indígena.

Primeiro grupo de Rape indígena, Brô Mc´s faz a rilha do Especial da TVE
Primeiro grupo de Rap indígena, Brô Mc´s faz a rilha do Especial da TVE

Aldeia Urbana, aborda as causas e processos da diáspora indígena em Mato Grosso do Sul: conflitos ligados à terra, dificuldades ao acesso à educação e procura de empregos são elementos comuns a várias etnias indígenas em franca “aldealização urbana”, mais notadamente na capital, Campo Grande. Cultura, cotidiano, luta pela sobrevivência e ativismo contra o preconceito a essas comunidades tradicionais em franco processo de transformação das relações sociais, de modo de produção e trabalho.

O documentário tem duração de 22 minutos. Realizado pela jornalista Lu Bigattão, produção de Lu Tanno e edição de Carlos Diehl, o especial conta com trilha sonora do primeiro grupo de rap indígena do país, o Brô MC’s, de Dourados.

ÍNDIOS NO BRASIL

Dando continuidade às comemorações, serão exibidos de segunda a sexta-feira da próxima semana, sempre às 22 horas, uma série de dez programas educativos “Índios no Brasil”, produzida para renovar o curriculum escolar, apresentada pelo líder indígena Ailton Krenak, e mostra, sem intermediários, como vivem e o que pensam os índios de nove povos dispersos no território nacional.

dança índios
Apresentação de dança dos guarani kaiowá na inauguração da Vila Olímpica Indígena de Dourados

 

A série foi realizada pelo Vídeo nas Aldeias para a TV Escola, com direção e fotografia de Vincent Realização: TV ESCOLA/ MEC/ VIDEO NAS ALDEIAS Carelli.

O primeiro programa da série traz à tona, por meio de entrevistas com populares em diversas partes do país, o desconhecimento e os estereótipos do senso comum sobre a realidade indígena que está na base do processo de discriminação sofrido por estas comunidades. O índio é aquele que anda pelado no mato? O índio está acabando? O índio está deixando de ser índio. Os nove personagens escolhidos para representarem seus povos vão rebatendo um a um estes equívocos. Duração 18 minutos.

Por: Lu Tanno com informações do site: http://www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php?c=83