plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 11:29

TVE Cultura MS estreia Cult e coloca cenário artístico do Estado no centro do jornalismo diário

Programa terá edições diárias e resumo do que mais interessante foi divulgado ao longo da semana, com entrevistas e informações sobre a cena cultural do Estado , Brasil e no exterior
Da esquerda para a direita: Elza Recalde, Daniel Rockenbach, Genival Mota, Giovanna Prado, Clayton Sales e Lu Bigatão, time de apresentadores do Cult. (Foto: Fertel)
Da esquerda para a direita: Elza Recalde, Daniel Rockenbach, Genival Mota, Giovanna Prado, Clayton Sales e Lu Bigatão, time de apresentadores do Cult. (Foto: Fertel)

A partir desta segunda-feira (23), os telespectadores da TVE Cultura MS passarão a contar com uma nova fonte de notícias sobre o cenário artístico e cultural sul-mato-grossense. Às 12h45 estreia o Cult, que vai ao ar de segunda a sexta-feira trazendo informações e novidades sobre artes, cultura e lazer, com um formato diferenciado e totalmente dedicado a estes assuntos.

“Pretendemos fazer mais do que um jornal sobre cultura, mas expandir suas diferentes manifestações por meio de entrevistas e abordagens comandadas por pessoas que têm vivência e conhecimento de cada tema diário”, afirmou Carlos Diehl, diretor do Cult, ao explicar também a preocupação em dar visibilidade aos artistas e eventos locais, abrindo um novo meio de contato entre o público e os agentes da cultura estadual.

Ana Rita Moraes e Claudinei Pecois são os produtores-executivos da atração, que terá edições diárias de 15 minutos, com horários alternativos às segundas, quartas, quintas e sextas, às 19h45; e de meia hora aos sábados, às 21h30, e nos domingos, às 19h30, com um resumo do que foi destaque do Cult durante a semana.  O programa pode ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), Bosco Martins reforçou a importância do programa para a produção televisiva do Estado como uma ruptura do padrão daquilo que vem sendo exibido, seguindo princípios como inovação e otimização dos recursos da TVE Cultura MS a fim de oferecer um produto diferenciado.

“Com o Cult, saímos do lugar-comum e desconstruiremos alguns conceitos de programação. Inovar na TV é difícil, mas não impossível. Neste caso, levaremos ao ar um programa focado nas artes e na cultura, em um horário comumente dominado pelo noticiário padrão. Vamos oferecer uma alternativa que vai, também, movimentar nossa cena cultural, criando uma opção diversificada na televisão”, explicou Bosco.

Cada dia, um assunto diferente
Com foco totalmente na Cultura local, nacional e mundial, Cult estreia em 23 de setembro, às 12h45, na TVE Cultura MS. (Foto: Fertel)
Com foco totalmente na Cultura local, nacional e mundial, Cult estreia em 23 de setembro, às 12h45, na TVE Cultura MS. (Foto: Fertel)

Temático, o Cult abordará em cada dia da semana um aspecto diferente das artes locais. Às segundas-feiras, Elza Recalde traz informações focadas nas políticas culturais e formas de difusão da produção local, além de informações sobre os bastidores da TVE Cultura MS e da Educativa 104.7 FM, com entrevistas e prévias da programação.

Nas terças, a Literatura e outras narrativas serão tema de abordagens por Genival Mota e Daniel Rockenbach, que prometem discutir do clássico ao contemporâneo, além de falar das novidades do mercado literário local, nacional e internacional, inclusive com entrevistas com autores.

Lu Bigatão e Eliane Costa conduzem, às quartas-feiras, entrevistas com produtores culturais, diretores de teatro e do audiovisual e músicos, bem como todos os outros agentes que fazem a arte e a cultura de Mato Grosso do Sul acontecer.

As estreias da semana nas salas de cinema são tema da apresentação de Clayton Sales –apresentador do O Assunto É Cinema, da Educativa 104.7 FM–, que também reservará espaço no Cult para falar de clássicos e grandes nomes da sétima arte, além, é claro, das produções regionais, com entrevistas e agenda de mostras na Capital e no interior.

Nas sextas-feiras, Giovanna Prado comanda uma agenda cultural completa, com tudo o que estiver acontecendo de interessante em Campo Grande e no interior, como eventos e shows, para manter o fim de semana dos sul-mato-grossenses movimentado.

O programa também é uma celebração do próprio sistema público de rádio e televisão de Mato Grosso do Sul: em 2019, a Educativa 104.7 FM completa 25 anos, enquanto a TVE Cultura MS está em seu 35º ano de vida. O Cult promete destacar atrações das duas emissoras ao longo de suas exibições, confirmando-se como uma terceira atração loca e diária na emissora –que já exibe o Panorama MS às 10h, com debates sobre temas relevantes para a sociedade, e o Giro do Esporte, com o melhor do desporto local e nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *