27 de abril de 2024 - 07:13

TVE Cultura apresenta nova logomarca da Era Digital nesta sexta-feira

TVE Cultura iniciou transmissões no sinal digital em 14 de agosto. (Foto: Humberto Marques/Arquivo)

A Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) apresenta oficialmente nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, em evento no Clube de Campo da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em Campo Grande, a nova logomarca e o slogan da TVE Cultura, criados para marcarem o início das transmissões digitais na Capital e em Dourados. Na ocasião, será comemorado ainda o sétimo aniversário do programa Giro do Esporte, um marco para o desporto de Mato Grosso do Sul.

Com o slogan “TVE Cultura: pega bem em todo o lugar”, a TV pública sul-mato-grossense migrou para o sinal digital em 14 de agosto em Campo Grande, atendendo a uma primeira previsão do Marco Regulatório das Telecomunicações, e em Dourados, antecipando uma ação que apenas ocorreria em novembro. Como resultado, telespectadores já têm acesso a transmissões de melhor qualidade de som e imagem nesses municípios –já havendo autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para estender a transmissão digital para outras cidades do interior.

“Foi um primeiro passo de atendimento ao Marco Regulatório, construído nos últimos anos graças a parcerias firmadas entre instituições públicas e privadas, que permitiram a doação de equipamentos para transmissão e recepção do sinal e, ainda, estruturação interna dos equipamentos da TVE Cultura”, afirmou o diretor-presidente da Fertel, o jornalista Bosco Martins.

Os transmissores e antenas digitais foram repassados pela Claro/Embratel, que também já entregou antenas de recepção a serem instalados em municípios do interior autorizados a receberem o sinal digital. Em paralelo, doações vindas de órgãos como Ministério Público Estadual, Receita Federal e coirmãs garantiram melhorias no parque tecnológico da Fertel, abrangendo itens de informática, telecomunicações e edição.

Nas próximas semanas, terá início a migração do sinal de satélite: a TVE Cultura deixa o C3 e passa a transmitir pelo StarOne C2, “que nos levará para 24 milhões de lares e 70 milhões de pessoas em todo o Mercosul, superando fronteiras para levar o modo de ser e viver do sul-mato-grossense às televisões da região”.

Equipamentos repassados à TVE Cultura foram instalados em Campo Grande e Dourados, garantindo transmissões em sinal digital. (Foto: Pedro Amaral/Arquivo)

Homenagens

O evento será também uma celebração pelos sete anos do Giro do Esporte. Apresentado por Eva Regina e sob produção de Gisllane Leite e colaboração de comentaristas como Arthur Mário e Carlos Araújo, o programa é exibido três vezes por semana e visa a dar destaque a fatos e disputas do esporte local, bem como os atletas e organizadores de competições.

Durante o evento, ainda serão prestadas homenagens aos funcionários que, ao longo dos 30 anos ajudaram a construir a TV pública de Mato Grosso do Sul. “Queremos publicamente agradecer ao trabalho dos colegas técnicos, produtores, apresentadores, administrativos, enfim, pessoas que se com sua dedicação permitiram à atual TVE Cultura chegar a este estágio, garantindo visibilidade a tudo o que é regional”, destacou o diretor-presidente.