28 de abril de 2024 - 19:56

Trabalho conjunto entre Agepen e SES reforça importância do uso de materiais de proteção individual

Campo Grande (MS) – Com foco no fortalecimento de ações de prevenção à saúde das pessoas privadas de liberdade, equipes de saúde e servidores penitenciários de Mato Grosso do Sul estão distribuindo materiais de higiene e de proteção individual em todos os presídios da Capital e do interior. A doação é fruto de uma articulação entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Ao todo, serão entregues 340 pacotes de papel toalha (com mil folhas em cada unidade) e 1.600 frascos de 500 ml de álcool em gel. A iniciativa tem como objetivo valorizar a atuação dos profissionais que exercem os serviços essenciais à sociedade e auxiliar o trabalho desenvolvido nas unidades penais do Estado no enfrentamento à Covid-19.

A doação foi possível graças a tratativas da Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Saúde Prisional, junto à Gerência de Saúde Prisional da SES.

Estão sendo distribuídas às unidades penais de MS, 340 fardos de papel toalha (com mil folhas cada) e 1.600 frascos de 500 ml de álcool em gel

A parceria firmada já rendeu outras doações. Somente no mês passado, a SES entregou 9 mil litros de álcool 70%, que atender demandas dos servidores penitenciários em todo o Estado.

A chefe da Divisão de Saúde Prisional da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, reforçou que esses materiais são essenciais para a prevenção ao Coronavírus nas unidades penais sob a égide da Agepen. “Parcerias como essa firmada com a SES é de fundamental importância para continuar estancando a entrada do vírus dentro do sistema penitenciário estadual”, ressaltou.

Além disso, a Agepen distribuiu mil máscaras de proteção produzidas com mão de obra carcerária para a SES, as quais foram repassadas às Secretarias Municipais de Saúde, bem como, ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).

Considerada a unidade de saúde referência no tratamento do novo coronavírus, o HRMS já recebeu cerca de 2,5 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) entre máscaras, calças, blusas, capotes e propés, essenciais para ajudar a proteger quem lida diretamente com no combate à essa pandemia que está assustando o mundo inteiro.

Todas as peças são produzidas por reeducandos nas oficinas de corte e costura dentro das unidades penais do Estado. Atualmente, a Agepen conta com 21 pontos de produção distribuídos em presídios da Capital e interior graças às inúmeras parcerias firmadas. Além das secretarias municipais e Estadual de Saúde, a produção também atende prefeituras de diferentes municípios, hospitais públicos e privados, órgãos públicos e a própria demanda do sistema penitenciário estadual.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, reforça a importância dessa união de esforços entre as instituições públicas para garantir maior eficácia durante esse período atípico em que a saúde pública está enfrentando. “Nosso objetivo é garantir toda a assistência necessária aos reeducandos e servidores, assim como, contribuir com toda a sociedade civil e profissionais da saúde de MS”, afirmou.

Texto: Tatyane Santinoni – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)