Meteorologia prevê baixa umidade do ar no Estado durante o fim de semana; temperatura volta a subir no domingo mas deve enfrentar nova baixa durante a semana
O fim de semana promete registrar queda nas temperaturas neste sábado (10), resultado da aproximação de uma frente fria que deve passar pelo Sul e Oeste de Mato Grosso do Sul. A passagem será rápida e, por isso, as temperaturas voltam a subir no domingo (11). Porém, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê a chegada de uma nova massa de ar frio na terça-feira (13), causando acentuado declínio nas temperaturas no Sul do Estado.
Neste sábado, a baixa nos termômetros é resultado dos ventos do quadrante sul, que empurram o ar frio ao Sul do Estado. O tempo segue firme, entre claro e parcialmente nublado. Já a umidade relativa do ar segue baixa, chegando a percentuais entre 35% e 20% –marca esperada para o Centro-Norte (faixa de Jaraguari a Sonora), onde as temperaturas variam de 20 ºC a 35 ºC.
Campo Grande deve ter mínima de 20 ºC e máxima de 30 ºC, enquanto no Leste (de Cassilândia a Taquarussu, ao longo do rio Paraná), a variação será entre 17 ºC e 32 ºC.
No Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho), os termômetros vão de 18 ºC a 28 ºC; e de 18 ºC a 23 ºC no Sul e Sudoeste (Grande Dourados e fronteira paraguaia), onde o frio deve ser mais intenso.
Próximos dias
As temperaturas voltam a subir no domingo, variando de 14 ºC a 35 ºC pelo Estado e de 18 ºC a 32 ºC na Capital. A umidade relativa do ar segue em baixa, posicionando-se entre 30% e 20% no Estado.
Já na segunda-feira (12) há previsão de calor com névoa seca em grande parte de Mato Grosso do Sul, que terá mínima de 15 ºC e calor de 36 ºC em algumas regiões –em Campo Grande, as temperaturas ficam entre 18 ºC e 33 ºC. A umidade continua em queda, ficando abaixo de 25%.
O quadro se repete na terça, dia em que deve chegar a nova frente fria e que terá mínima de 13 ºC e máxima de 34 ºC no Estado e de 16 ºC a 28 ºC na Capital. A umidade do ar pode chegar a 25% neste dia.