26 de abril de 2024 - 06:35

Telas feitas em Workshop de Estêncil Graffiti serão expostas e doadas ao público do Festival

Ensinando a técnica de pintura estêncil arte graffiti, o primeiro Workshop de Iniciação na Arte Urbana, do Pré Festival de Inverno de Bonito (20 a 24 de julho), aconteceu na tarde deste sábado (20), na Escola Municipal Rural do distrito Águas do Miranda, localizado a 75 km de Bonito.

Ministrado pela artista visual e coordenadora do Núcleo de Artes Visuais da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Marilena Grolli, o curso possibilita aos participantes o desenvolvimento da criatividade, da expressão artística e da habilidade manual, através do estêncil – técnica e o resultado de estampar algo por meio de uma prancha que apresenta um desenho já recortado.

Com os desenhos escolhidos, cerca de 20 pessoas entre alunos e professores pintaram duas telas cada um, onde uma ficou com quem pintou e a outra será exposta e sorteada para o público durante os dias oficiais do Festival de Inverno de Bonito (25 a 28 de julho). Antes de ensinar detalhes da técnica que ficou famosa no mundo todo, por ser rápida e simples, Grolli fez um breve resumo da história do graffiti, explicando a diferença entre ele e a pichação, que segundo ela está apenas na autorização.

Para José Goulart, de 15 anos, a técnica aprendida hoje pode ser útil até no futuro: “Hoje me senti incentivado a explorar meu lado artístico, moro na fazenda e fica difícil participar de ações como essa, que geralmente acontecem mais na cidade de Bonito ou na Capital. O que aprendi hoje aqui no distrito creio que vou levar para o resto da minha vida”, exaltou o estudante.

Além de aprender a técnica para uso pessoal, alguns alunos, como Alícia Villanova, de 14 anos, viram no curso a oportunidade de melhorar a identidade visual da escola: “Havia professores participando com a gente, todos aprendemos juntos, durante a oficina surgiu a ideia de juntar todo mundo um dia e pintarmos a escola usando o estêncil, para dar um pouco mais de vida no local onde estudamos”, idealizou.

Contente com a participação de meninas na oficina, a ministrante destacou: Cada mulher que faz grafite no Brasil ajuda a quebrar as barreiras do preconceito. Fico muito contente ao ver muitas meninas interessadas, afinal o acesso da arte é para todos”, destacou Marilena.

A oficina de Estêncil Arte Graffiti se repete neste domingo (21), na Escola Municipal Rural Ozório Jaques, no Assentamento Projeto Guaicurus [Bonito/MS], depois na segunda-feira (22), na Escola Municipal Vitalina Vargas Machado, terça-feira (23), na Escola Municipal João Alves da Nóbrega e termina na quarta-feira (24), na Escola Municipal Professora Durvalina Dornelles Teixeira, todas em Bonito.

Alexander Onça – Fundação de Cultura