26 de abril de 2024 - 07:27

Sul-mato-grossenses foram maioria no Festival de Inverno de Bonito

Cerca de 51% dos turistas que visitaram Bonito durante a 17ª edição do Festival de Inverno, eram de Mato Grosso do Sul. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito, coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau e em parceria com a Prefeitura Municipal e a FECOMÉRCIO-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), entre os dias 29 e 30 de Julho de 2016, e divulgada nesta segunda-feira (8).

Conforme o levantamento, os paulistas somam o segundo maior público (14%), seguidos dos Catarinenses (8%), cariocas (6%) e gaúchos (6%). A pesquisa também revelou que as mulheres, entre 26 e 35 anos eram maioria e que pelo menos 51% dos entrevistados possuía ensino superior.

Ainda com base nos dados do Observatório, 61% do público visitava a cidade por lazer e 29% vieram exclusivamente para o Festival. O carro próprio foi o meio de locomoção mais usado e o tempo médio de estadia foi de três dias.

Conforme estimativa divulgada pela Associação Comercial e Empresarial de Bonito (ACEB) o faturamento da cidade durante os dias do evento deve ficar na casa dos R$ 2 milhões de reais. O movimento durante o Festival contribui para que a transição entre a baixa e a alta temporada tenha um fôlego a mais nos diversos setores da economia.

A 17ª edição do Festival de Inverno de Bonito aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho e este é o primeiro ano em que o governo do Estado realiza o evento apenas com recursos próprios.

A pesquisa foi aplicada por um coordenador de campo e 3 pesquisadores, devidamente treinados e identificados. Foi do tipo quantitativa, realizada de forma presencial com os turistas que circulavam na região central da cidade. Aplicado um único questionário por família. Ao todo foram ouvidos 160 turistas, garantindo a margem de erro de +-8% e nível de confiança de 95%.