5 de maio de 2024 - 19:58

Subsecretaria da Juventude leva curso de manutenção de motor de popa para comunidades ribeirinhas

Levar cidadania e empregabilidade para as comunidades ribeirinhas foi o objetivo do primeiro curso de manutenção de motor de popa oferecido aos jovens e adultos das comunidades ribeirinhas da região do Pantanal.

Durante os dias 17 a 20 de janeiro, a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, pasta ligada à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) levou formação profissional à população em parceria com o Senai, Prefeitura e Coordenadoria de Juventude e Qualificação Profissional de Corumbá, Pesqueiro Dona Odila e Programa Povo das Águas.

Foram mais de 50 alunos aprendendo na teoria e na prática como identificar e resolver problemas que estão no dia a dia da comunidade que vive não só do turismo de pesca como também veem nos barcos o único meio de transporte para algumas regiões.

Curso capacitou mais de 50 moradores das comunidades ribeirinhas que agora se sentem mais seguros a identificar avarias no motor. (Foto: Divulgação/SEC).

Mãe e filha, Cecília e Alanis Mendes participaram juntas da formação, e descrevem como agora se sentem mais seguras para realizar a manutenção no motor. “É muito importante ter um curso como este na nossa vida até mesmo por conta do turismo. A grande maioria das pessoas aqui vivem da pilotagem, e quando tem que consertar alguma coisa, que às vezes é básica, a gente precisa levar para Corumbá”, relata Alanis.

As duas moram do outro lado da margem e usam diariamente o barco como meio de transporte. “Se acontecer alguma avaria no motor, a gente já sabe como consertar. Além de ser muito importante para a juventude aprender, porque esta é a nova geração que vai ficar aqui e vai precisar saber resolver os problemas”, completa a mãe.

O curso foi realizado no Pesqueiro da dona Odila, e contou com a presença da empresária que ressalta nunca ter visto uma capacitação assim. “É uma grande oportunidade junto ao Governo e a Prefeitura para nós ribeirinhos. Este momento é único, eu estou com 30 anos aqui e nunca vi um curso de manutenção de motor sendo realizado aqui, e essa é a nossa condução principal, então é de grande valia”, comenta. Só no pesqueiro de Odila, é uma frota de 50 motores à espera de novos profissionais.

“De repente vocês se abrem e veem que é uma boa oportunidade de profissão, ser mecânico. Para todo mundo que mora aqui é essencial, sem barco, sem motor não vivemos”.

Aulas incluíram teoria e prática para ensinar a fazer manutenção de motor de popa. (Foto: Divulgação/SEC).

Para o subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Jessé Cruz, a iniciativa exemplifica a sinergia entre entidades governamentais, instituições de ensino e órgãos locais para capacitar jovens e promover o desenvolvimento nas regiões ribeirinhas do estado.

“A ação revela a importância de investir na formação técnica dos jovens, especialmente nas comunidades ribeirinhas, onde o acesso à educação profissionalizante muitas vezes é limitado. Ao capacitar os participantes no curso de manutenção de motor de popa, a iniciativa visa não apenas fornecer habilidades práticas, mas também criar oportunidades de emprego e empreendedorismo, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades”, descreve Jessé.

O curso foi realizado em parceria com o SENAI, uma instituição renomada na área de formação técnica. As aulas práticas e teóricas foram conduzidas por instrutores qualificados, proporcionando aos jovens participantes um conhecimento aprofundado sobre os componentes e funcionamento dos motores de popa.

Coordenador técnico do Senai Corumbá, Herlon Souza Sommerfeld avalia a formação como uma oportunidade de trazer mais recursos financeiros para as comunidades. “A ideia é muito boa, porque você consegue estruturar uma competência profissional voltada à parte da mecânica, em consequência eles podem garantir a sustentabilidade financeira”.

Paula Maciulevicius, Comunicação SEC