26 de abril de 2024 - 15:14

Setor leiteiro debate demandas com Governo do Estado na Expogrande

Numa iniciativa da Casa do Produtor de Leite de Mato Grosso do Sul e do Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, aconteceu na última terça-feira, dia 10, uma reunião com o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck e o Governador Reinaldo Azambuja, em seu gabinete itinerante, no Parque de Exposições Laucidio Coelho, onde acontece mais uma edição da Expogrande, a maior feira agropecuária do Estado.

Demandas do setor leiteiro debatidas no gabinete itinerante

O empresário Marcelo Real, que preside o Núcleo de Criadores de Girolando, colocou em pauta algumas das principais demandas do setor buscando basicamente melhorar a produtividade e rentabilidade do leite, atividade de mais de sessenta e cinco mil famílias no Estado. “Mato Grosso do Sul já foi o decimo quinto em produção de leite no Brasil e hoje estamos em décimo oitavo. Esse encontro serve para promover junto ao Governo do Estado um entendimento sobre o setor, buscando melhorias com esforço conjunto”. Completou.

Com uma pauta bem definida, Marcelo Real deu inicio argumentando pela continuidade do incentivo para a saída do leite spot para fora do Estado, uma ação de Governo realizada no período de novembro de 2017 a fevereiro de 2018. Sobre esse tema o Governo do Estado garantiu que irá avaliar a necessidade conforme apontamento do mercado.

A reivindicação por uma politica de assistência para a cadeia do leite em Mato Grosso do Sul, com fomento aos produtores e indústrias – demanda que já permeava as discussões da Câmara Setorial do Leite – recebeu retorno imediato.

Segundo explicou o Secretário Jaime, um programa de assistência a médios produtores – fruto de uma parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) – deve ser apresentado no próximo dia 28, para atendimento numa primeira etapa de 500 produtores, tendo como foco o melhoramento das pastagens.

A realização de um concurso de queijo artesanal regional, durante a Semana do Leite e a normatização da produção de queijo artesanal, o conhecido queijo caipira, também foi debatido. Sobre isso o secretário Jaime lembrou que há um trabalho conjunto do Governo do Estado e o Senar/MS para identificar os tipos de queijos produzidos no Estado e o tema está no radar da Semagro.

A politica de incentivos do Estado para atração de novas indústrias ou empresas, também entrou em pauta e junto de outras demandas como: o incremento para compra institucional através das secretarias de Governo, alinhando com os laticínios regionais para fornecimento as escolas, creches e presídios; a revisão dos incentivos fiscais para as indústrias SIE e disponibilidade de linhas de crédito para manutenção da produção, objetivando melhores condições de concorrência com os produtos importados, foram debatidas e inseridas na agenda Governamental.

Casa do Produtor de Leite do MS

Registro da inauguração da CASA DO PRODUTOR DE LEITE, durante a Expogrande 2018

A Casa do Produtor de Leite do Mato Grosso do Sul inaugurada no Parque de Exposições Laucídio Coelho, durante a Expogrande 2018. A iniciativa é uma parceria do Núcleo dos Criadores de Girolando do Estado com a ACRISSUL (Associação dos Criadores do MS). O espaço é destinado a agregar todos os produtores de leite, independente do tamanho, do modelo de produção ou da raça que cria. O foco da Casa é a união da classe, buscando vencer os desafios e expandir a atividade.

Kelly Ventorim

FONTE: Semagro