O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou uma portaria agora em setembro, que regulamenta a produção artesanal dos produtos de origem animal na apicultura a partir do dia 1º de outubro.
É o Selo Arte que permitirá que os produtos provenientes de abelhas e seus derivados, que são produzidos de forma artesanal e tradicional, sejam regulamentados. De acordo com o Sistema Famasul é uma ótima oportunidade para os apicultores e meliponicultores de Mato Grosso do Sul de expandir os mercados e agregar valor aos seus produtos, especialmente o mel.
Segundo o Mapa, os produtos artesanais de abelhas Apis mellifera e de abelhas nativas sem ferrão se encaixam no regulamento. Além disso, o processo produtivo deve respeitar as particularidades de cada espécie de abelha para manter as características originais das mercadorias.
A norma também descreve que o uso de ingredientes industrializados deve ser restrito ao mínimo necessário, vedada a utilização de corantes, aromatizantes e outros aditivos considerados cosméticos.
Confira as informações com a repórter Daniela Nahas
- O Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios de origem animal elaborados de forma artesanal.