plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 06:01

Secretário de Justiça e Segurança Pública defende políticas sociais para prevenir crimes

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, as políticas sociais são importantes para a formação do jovem e como ação de prevenção ao ingresso no crime

Campo Grande (MS) – O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, defendeu, em entrevista ao programa Panorama MS, da TVE Cultura MS, políticas sociais voltadas aos adolescentes e jovens como forma de prevenção ao crime. Segundo ele, com uma “política transversal”, envolvendo os órgãos de políticas sociais (educação, cultura e esporte) é possível evitar o envolvimento e ingresso de jovens no mundo do crime.

“Antes de combater, é preciso prevenir”, disse o secretário, citando o exemplo do programa de resistência às drogas (Proerd) desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas em Mato Grosso do Sul. O programa, segundo o secretário, é eficaz, e chamou a atenção das autoridades paraguaias. Hoje o modelo de prevenção passou a ser aplicado em Pedro Juan Caballero, na fronteira de Ponta Porã.

Para o secretário de Segurança Pública, as políticas sociais são importantes para a formação do jovem e elas devem orientar tanto para os malefícios das drogas ilícitas quanto lícitas, como o álcool e o tabaco. “Uma política transversal, com o envolvimento de outras secretarias, é muito importante como ação de prevenção ao ingresso no crime”.

No programa Panorama MS o secretário também falou da importância da tecnologia na resolução de crimes e no combate à violência. Destacou o profissionalismo dos policiais e peritos criminais, que contribui para que Mato Grosso do Sul tenha um dos melhores índices de elucidação de crimes.

Antonio Carlos Videira reforçou, ainda, as ações da Sejusp para separar aquele que investiga, previne, combate e reprime o crime daquele que trabalha na execução penal, dentro da máxima segundo a qual quem prende não deve cuidar de preso.

A disfunção, segundo o secretário, prejudica o trabalho da polícia e a atuação dos agentes penitenciários, que no novo modelo que foi inaugurado com a recém ativada penitenciária no complexo da Gameleira, passaram à classe de “polícia penitenciária”.

O novo presídio na Gameleira está sendo administrado apenas por servidores do sistema penitenciário. Além de otimizar os estabelecimentos prisionais, a Segurança Pública reforça sua atuação com mais agentes no policiamento ostensivo e repressivo. “Vamos ter mais policiais trabalhando no combate ao crime e agentes formados, treinados para cuidar dos presos”.

O secretário de Justiça e Segurança Pública defende a prevenção como foco no combate ao crime, mas lembra que a segurança é um circuito que inclui a prevenção e nesse aspecto é preciso ter uma atuação ostensiva, que é o papel da Polícia Militar e inibe o crime, e a necessária repressão, pois o combate duro, a prisão dos criminosos, induz à redução da violência. “A prevenção, além da política transversal, passa pela ostensividade e pela repressão”.

O secretário de Justiça e Segurança Pública lembra que as estatísticas demonstram avanços no combate à violência em Mato Grosso do Sul e destaca ainda a estrutura em delegacias especializadas e comuns no acolhimento da mulher vítima de violência.

Jornalista Bosco Martins, secretário Antônio Carlos Videira e o procurador Danilo Magalhães

VISITA

Após a entrevista ao vivo no programa Panorama MS nos estúdios da TVE Cultura MS, o secretário de Justiça e Segurança Pública foi recebido pelo diretor-presidente e pelo diretor Jurídico da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel) jornalista Bosco Martins e procurador Danilo Magalhães.

(Edmir Conceição)
Fotos: Beatriz Rieger e Iasmin Biolo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *