28 de abril de 2024 - 23:29

Sala de Jazz – A genialidade de Charles Mingus

Sala de Jazz com Clayton Sales deste sábado (08/07) homenageia um dos maiores contrabaixistas da história do jazz: Charles Mingus. O programa vai ao ar a partir das 20h na REDE E FM 104.7 e pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa.

Charles Mingus foi um renomado contrabaixista, compositor e bandleader de Jazz norte-americano. Nascido em Nogales, Arizona, Mingus desenvolveu um estilo único que combinava elementos do Jazz tradicional, do bebop e da música clássica. Ele era conhecido por sua técnica virtuosa no contrabaixo e por sua abordagem inovadora na composição, que incorporava improvisação e complexidade harmônica.

Mingus liderou várias formações musicais ao longo de sua carreira e deixou um legado duradouro como um dos grandes músicos do jazz, com álbuns como “The Black Saint and the Sinner Lady” e “Mingus Ah Um” sendo considerados obras-primas do gênero.

Ao longo de sua vida, Charles Mingus enfrentou desafios pessoais e lutou contra o preconceito racial, mas sua paixão pela música e seu talento inegável o levaram a se tornar uma figura influente na cena do jazz. Suas composições eram marcadas por uma profunda expressão emocional e por uma visão social e política contundente.

Sua contribuição para o jazz continua a inspirar músicos e fãs ao redor do mundo, e seu legado como um dos maiores inovadores do gênero permanece vivo até os dias de hoje. Fica aqui uma amostra do talento de Charles Mingus com “Goodbye Pork Pie Hat” ao vivo no Festival de Montreaux de 1975:

Foto em destaque: Divulgação.

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o Sala de Jazz vai ao ar todo sábado, 20h, na REDE E FM 104.7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa ou no Spotify da Rede Educativa MS. Siga o Sala de Jazz nas redes sociais: facebook / instagram