plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

10 de dezembro de 2024 - 17:56

Rotary Clube de Campo Grande celebra 80 anos envolvido em campanha de vacinação

Lucimar Lacerda, presidente da instituição, falou ao Bom Dia Campo Grande sobre inserção da instituição em campanha de multivacinação que tem o sarampo como alvo principal
Lucimar Lacerda falou ao Bom Dia Campo Grande sobre entrada do Rotary em campanha de vacinação em MS. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Lucimar Lacerda falou ao Bom Dia Campo Grande sobre entrada do Rotary em campanha de vacinação em MS. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

No ano em que completa 80 anos de existência, tendo entre seus presidentes nomes como Vespasiano Martins e Fernando Corrêa da Costa, o Rotary Clube de Campo Grande prepara seu ingresso na Campanha Nacional de Multivacinação, em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Instituição mundialmente conhecida por suas ações em prol da erradicação da poliomielite, o Rotary, neste ano, dedica-se no Brasil ao enfrentamento do sarampo, que voltou a se tornar ameaça à saúde pública.

O Bom Dia Campo Grande desta quarta-feira (25) recebeu o presidente do Rotary de Campo Grande, Lucimar Lacerda, para dar detalhes sobre a adesão da instituição à campanha que visa a atualizar as carteiras de vacinação de crianças, adolescentes e de jovens adultos no país. À frente da instituição desde 1º de julho para um mandato de um ano, ele revelou ter procurado o secretário Geraldo Resende para colocar os rotarianos à disposição da SES.

“Primeiro, foi feito o levantamento sobre como foi feita a cobertura vacinal no ano anterior, recebendo informações da Superintendência de Saúde”, explicou à Educativa 104.7 FM. “O que diferencia nosso projeto dos outros é que ele não é operacional, e sim estratégico, pensado em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, prosseguiu.

Lucimar afirma que foram levantados diversos potenciais parceiros na iniciativa privada –como federações empresariais–, universidades, concessionárias de serviços e, no poder público, as secretarias de Educação, a fim de aumentar o alcance da vacinação.

Presidente do Rotary Campo Grande explica ações de mobilização em prol da imunização., (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Presidente do Rotary Campo Grande explica ações de mobilização em prol da imunização., (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Embora seja anunciada como uma ação de multivacinação, o presidente do Rotary afirma que a campanha demonstra especial preocupação com o ressurgimento do sarampo no Brasil, havendo atenção para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de 7 a 25 de outubro (com Dia D no dia 19); e para os adultos jovens, entre 20 e 29 anos, que serão alvo de ação específica de 18 a 30 de novembro (o Dia D para os adultos será o de encerramento da campanha).

“Nosso projeto não é simplesmente combater, mas trabalhar a informação com os parceiros, que não levamos a elevar custos, e sim usar os canais que têm de comunicação com suas bases”, afirmou. A intenção é que os associados às entidades disseminem entre seus funcionários a importância de imunizarem os filhos. “Procuramos parceiros por nichos, queremos chegar em cada município do Estado com as informações sobre a necessidade de se vacinar”.

A importância da vacinação é reforçada justamente pelo desempenho do Rotary nas ações contra a poliomielite, nas quais são referência mundial e tem entre os parceiros a Fundação Melinda Gates. A campanha, destacou Lucimar, começou pelas Filipinas na década de 1970, levando à erradicação da doença naquele país –que, neste ano, voltou a registrar dois casos de pólio selvagem.

“No Brasil, em 2000, comemoramos dez anos sem polio. E no ano que vem serão 30 anos. Mas manter a cobertura vacinal é importante, senão, a doença volta”, advertiu, lembrando que países como o Afeganistão e o Paquistão, na Ásia, ainda registram casos. A meta do Rotary mundial é atingir uma cobertura de 95% das crianças “para se ter um mundo livre da pólio”.

O presidente também destacou a importância do Rotary Clube de Campo Grande, o primeiro do Centro-Oeste e que completa 80 anos em dezembro. “Quando assumiu o mandato em 1º de julho tinha um grande desafio, porque naquela cadeira o primeiro a se sentar foi Vespasiano Martins, que está no Hino de Mato Grosso do Sul. O terceiro presidente foi Fernando Corrêa da Costa. O segundo foi o primeiro juiz de Campo Grande (Arlindo de Andrade Gomes). Exercer o mandato deve envolver um projeto que celebre os 80 anos de história do Rotary e homenagear esses protagonistas”, afirmou.

Lucimar assumiu a presidência do Rotary Campo Grande em julho deste ano. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Lucimar assumiu a presidência do Rotary Campo Grande em julho deste ano. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

“Imagine em 1939, quando vieram os companheiros de Bauru, o tamanho de Campo Grande, que abraçaram a causa e fundaram o primeiro Clube do Centro-Oeste. Não temos o direito de dizer que não temos o que fazer. Temos, sim, é muito a realizar para honrar essas pessoas importantes e inovadoras”, prosseguiu o atual presidente que, para dezembro, espera um Mato Grosso do Sul “todo verde” –referência ao cumprimento da meta de imunização–. “Queremos ser uma case de sucesso e que esse projeto seja replicado em todo o Brasil”.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *