26 de abril de 2024 - 11:07

Redução dos casos de covid-19 em Dourados depende mais do comportamento da população, diz prefeito

Alan Guedes, prefeito de Dourados (Foto: Divulgação)

O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), afirmou nesta segunda-feira, em entrevista ao programa MS no Rádio 1ª Edição da Educativa FM 104.7, que a redução dos casos de covid-19 em seu município depende mais do comportamento da população do que de estrutura hospitalar. Segundo ele, embora o apoio do Governo do Estado tenha sido efetivo no aparelhamento da rede hospitalar e unidades básicas de saúde, nesse momento as medidas de distanciamento físico, uso de máscara e higienização das mãos são mais eficazes, porque os hospitais já estão no limite, não há como instalar mais leitos porque faltam profissionais. Com a presença de novas variantes, a solução é diminuir a transmissão. Alan Guedes disse que o envio de equipamentos para cinco leitos de UTI na UPA atenua em muito a situação, já que a Unidade de Pronto Atendimento está com mais de 20 pacientes internados em regime semi-intensivo, mas há outras 4ª pessoas esperando por uma vaga. Para o prefeito, somente com a colaboração da população, restringindo a mobilidade social, será possível diminuir as infecções. Boletim Epidemiológico aponta que 98% dos leitos hospitalares em Dourados estão ocupados. São 163 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com 62% de pessoas com covid-19, 7% suspeitos e 29% de outras doenças. No mês de abril, as mortes de pessoas em decorrência da covid-19 em Dourados aumentaram 92% na faixa de idade entre 30 e 39 anos. Para a montagem dos leitos de UTI na UPA, o Governo do Estado entregou, para a Prefeitura, cinco respiradores e cinco aspiradores. Também enviou EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), sendo oito mil máscaras N95 e quatro mil máscaras cirúrgicas.

Ouça a entrevista do prefeito Alan Guedes sobre o enfrentamento da pandemia em Dourados:

SINTONIZE – MS no Rádio tem duas edições na Educativa FM 104.7. A primeira edição vai ao ar das 7h às 8h e a segunda edição das 17h30 às 18h30. O público pode participar pelo telefone 3318 1047, WhatsApp (67) 99333 1047 e por meio das redes sociais. Com apresentação de Paulo Yafusso e Mireli Obando (primeira edição) e Joel Silva e Eva Regina (segunda edição), o programa é transmitido também no portal da Rede Educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br)