26 de abril de 2024 - 06:34

Redesimples reduz em mais da metade tempo para abertura de empresas em MS

Reduziu em mais da metade (53%) o tempo para a abertura de empresas em 18 municípios de Mato Grosso do Sul que implementaram ações da Redesimples – criada em 2007 a partir da Lei Federal 11.598. Para celebrar a redução de 36 para 17 dias, foi realizada nesta segunda-feira (7), durante a Rota do Desenvolvimento, a entrega dos certificados aos representantes destes municípios.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo Federal com o Sebrae, governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade)  e Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), Receita Estadual, órgãos de fiscalização e licenciamento (como Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente) e prefeituras.

Os trabalhos intensivos para implementar o sistema que integra e facilita a comunicação entre as instituições envolvidas na abertura e fechamento de empresa começaram há cerca de dois anos no estado. “O objetivo é ampliar o projeto a outros municípios que manifestarem interesse. Para isso, basta o gestor público procurar o Sebrae/MS ou a Jucems”, destaca Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae em MS.

“Nosso objetivo é facilitar o caminho para quem quer empreender, de modo mais rápido possível”, afirma Augusto César Castro, presidente da Jucems. Segundo ele, a meta é reduzir ainda mais, para 5 dias, a abertura de empresas para negócios de baixo risco nos municípios que aderiram ao projeto.

redesimples-rota-do-desenvolvimento
Prefeito de Coxim, Aluizio São José, foi um dos receberam
certificado de implementação da Redesimples

Implementaram a Redesim os municípios de Amambai, Aparecida do Taboado, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.

Serviço

A Rota do Desenvolvimento começou nesta segunda-feira (7) e segue até quarta-feira (9) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa encontra-se no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br. O credenciamento é feito no local do evento.

São realizadores o Governo do Estado, por meio da Semade, juntamente com o Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Fundect, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems e UFMS.

Texto: Bruno Navarros/SebraeMS
Fotos: Afrânio Pissini