29 de abril de 2024 - 10:41

Rede E marca presença em 10ª Conferência Estadual de Saúde de MS

Equipe de Trabalho durante abertura de evento na noite desta terça-feira. (Foto: Divulgação)

A Rede E, de Rádio e TV Educativa, marca presença a partir desta terça-feira (23) na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, uma realização do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde. O evento segue até a próxima quinta-feira (25) no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

Garantir os Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. Esse é o tema do evento que deve reunir em média mil pessoas durante os três dias de programação com a presença de conselheiros, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e gestores envolvidos na temática.

O evento ocorre a cada quatro anos e tem como base de discussão as proposições provenientes das Conferências Municipais de Saúde, além de formular diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde (2024-2027).

A equipe de jornalismo da Rede E vai acompanhar de perto toda a programação com um estande, montado para dar cobertura aos diversos assuntos debatidos durante o encontro.

Durante a abertura, o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, falou sobre o Panorama Situacional da Saúde No Estado e a secretária-adjunta, Crhistinne Maymone, trouxe a palestra magna sobre o tema central da conferência. Nos outros dias serão apresentadas práticas exitosas e mesas condutoras com a finalidade de discutir os eixos do Sistema Único de Saúde.

24/05 (Quarta-feira)

8:00 às 10:00 – Credenciamento
8:00 – Apresentação Cultural
8:15 às 9:15 – Retirada das fichas de moções
8:15 – Prática Exitosa – Projeto e-visita – SES/MS Tecnologia da Informação transforma modelo de controle de visitas domiciliares dos Agentes de Controle de Endemias
8:45 – Atividade Laboral
9:00 – Coffee Break
9:15 – Roda de Conversa da Diversidade
10:15 às 15:00 – Credenciamento – Pessoas Delegadas Suplentes
10:15 – Diálogos em Defesa do SUS
10:45 – Atividade Laboral
11:30 – Intervalo
13:30 – Mesa Condutora I – Eixos I e II “O Brasil que temos. O Brasil que queremos” e “O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas”
• Expositor: Moyses Longuinho Toniolo de Souza – Conselho Estadual de Saúde (CES/BA)
• Debatedor: Davi Vital do Rosário – Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
• Coordenador: Sebastião de Campos Arinos Junior – Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
14:30 – Debate e sistematização das propostas oriundas do debate – Eixos I e II
15:30 – Prazo Final para entrega das moções Prática Exitosa Envelhecimento humano e cuidados paliativos na Atenção Primária
16:00 – Encerramento

25/05 (Quinta-feira)

8:00 – Lista de Assinatura
8:30 – Acolhimento
8:45 – Mesa Condutora II – Eixos III e IV “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e democracia” e “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”
• Expositora: Karine Cavalcante da Costa – Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS)
• Coordenador: Adeir Archanjo da Mota – Conselho Municipal de Saúde (CMS/Dourados)
• Debatedor: André Vinicius Batista de Assis – Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
9:45 – Debate e sistematização das propostas oriundas do debate – Eixos III e IV Prazo final para entrega das moções
10:45 – Carta Aberta ao Legislativo
11:30 – Intervalo
13:30 – Plenária Final
1 – Aprovação das Propostas
2 – Aprovação das Moções
3 – Eleição das Pessoas Delegadas para a 17ª CNS
16:30 às 17:00 – Plenária Celebratória – Foto Oficial
Coffee Break

Parceria

As ecobags que serão distribuídas aos participantes da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, foram confeccionadas com mão-de-obra prisional, com a participação direta de dez reeducandos do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho e na Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, que atuam desde o corte à finalização da costura das sacolas em tecido. A produção é fruto de uma parceria entre a SES e a Agepen, por meio de sua Diretoria de Assistência Penitenciária.

Serviço

O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo está localizado na avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Com informações da assessoria