27 de abril de 2024 - 12:08

Reconhecimento do Brasil como ‘livre de aftosa com vacinação’ pode contribuir na exportação de suínos

O Presidente da Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores (ASUMAS) e Coordenador da Câmara Setorial Consultiva da Suinocultura, Celso Philippi Júnior, participou nesta terça (26) da abertura da 5ª Semana Nacional da Carne Suína, em São Paulo, onde ouviu do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, sobre a contribuição que o reconhecimento do país como livre de aftosa com vacinação pela OIE (Organização Mundial de saúde Animal) – esperado para maio do ano que vem – poderá trazer para o aumento as exportações de carne suína.

Blairo Maggi destacou que o Brasil é o quarto maior produtor de carne suína, mas que exporta pouco, “em torno de 25%”. Segundo o ministro, as vendas externas alcançam aproximadamente 700 mil toneladas de 3 milhões de toneladas produzidas anualmente. Sobre o consumo no país, disse que a associação de criadores faz essa promoção com os supermercados para colocar a carne suína em evidência.

No lançamento, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, onde estiveram reunidas autoridades, lideranças, produtores, parceiros e varejistas de todo o Brasil, Celso teve a oportunidade de estar com o Ministro Blairo, de quem sentiu grande disposição para trabalhar com afinco em ações que possam resultar na retirada da vacinação de forma bastante segura, considerando o programa do MAPA de erradicação da doença, até 2023. “O reconhecimento da OIE [de livre de febre aftosa com vacinação] que nos dá a possibilidade de ampliar o mercado da carne suína, é o reconhecimento aos nossos serviços de inspeção e do maior parceiro para o sucesso de suas ações, o produtor.” Destacou.

Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do ministério e do Sebrae, a Semana Nacional da Carne Suína trabalha o incentivo da população para o consumo dessa proteína animal. Neste ano, a campanha está sendo promovida em 589 lojas distribuídas em 18 estados, onde participam as redes Pão de Açúcar (bandeiras Extra e Pão de Açúcar), St. Marche, Oba Hortifruti e Comper.

Com a iniciativa, a ABCS também visa informar consumidores sobre os aspectos nutricionais, qualidade e saudabilidade da carne suína, proteína mais consumida no mundo. O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores mundiais de carne suína.

Celso Philippi

Celso Philippi Júnior é veterinário, pós-graduado em sanidade suína e MBA em gestão empresarial pela FGV. Trabalhou por 10 anos nas empresas Frangosul e Seara Alimentos. É Proprietário, desde 2009, de uma granja produtora de leitões de 2400 matrizes no município de Jatei. É Presidente da Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores (ASUMAS) e recentemente assumiu a Coordenação da Câmara Setorial Consultiva da Suinocultura.

Fonte: Semagro