1 de maio de 2024 - 04:31

Departamento de Operações de Fronteiras é pauta no Rádio Livre

O Governo do Estado no mês de março oficializou o novo comando do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) de Mato Grosso do Sul: assumiu o cargo de diretor o tenente-coronel PM Wilmar Fernandes. E nesta segunda-feira (08.04), o oficial concedeu entrevista ao programa Rádio Livre para falar sobre esse novo desafio, transmitido ao vivo pela Rádio E 104.7 FM.

Há 37 anos o DOF atua em toda linha de fronteira, nos limites: Brasil/Paraguai e Brasil/Bolívia, desde o Pantanal a Corumbá, margeando a fronteira até Mundo Novo na divisa com o Panará, e mais 150 Km para dentro do Mato Grosso do Sul.

O DOF já tem um trabalho sedimentado, os protocolos, os padrões de procedimentos do DOF já estão bem firmados.

Confira a entrevista:

O novo comandante, tenente-coronel Wilmar Fernandes, atuou como subdiretor do DOF; comandou o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, assim como o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária.

Possui ampla experiências como subcomandante do Comando de Policiamento Especializado da PMMS, comandante de equipes do Batalhão de Choque e como Oficial Supervisor de Operações da Coordenação Geral de Operações da Força Nacional, no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

DOF

O DOF tem como missão proteger a sociedade nas fronteiras de Mato Grosso do Sul contribuindo para promoção da segurança cidadã. Atua em 53 municípios do Estado, com a presença mais efetiva nos 730,8 km de fronteira seca, nos 1.514 quilômetros de fronteira com o Paraguai e com a Bolívia abrangendo, inclusive, uma extensa área rural.

Caso necessário e por ordem do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, atua em outros municípios do Estado. É o primeiro departamento especializado em fronteiras do Brasil.

Criado no dia 28 de maio de 1987, o Grupo de Operações de Fronteira (GOF), como foi inicialmente chamado, iniciou seus trabalhos com efetivo de 16 policiais, sendo oito militares e oito civis.

Hoje conta com 119 policiais militares. O GOF era sediado em Campo Grande, porém, devido à distância da sua área de atuação, teve sua sede transferida para um imóvel alugado em Dourados em 1989 – onde iniciou a missão de realizar o policiamento na faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai.

Na cidade, teve o seu primeiro prédio construído no ano de 1994. Em 1996, com a reestruturação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), o Grupo de Operações de Fronteira (GOF) passou a denominar-se Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

Em 1999, passou a policiar também a fronteira com a Bolívia. Em 2006, foi criada a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e integrada ao Departamento de Operações de Fronteira.

Créditos: agenciadenoticias.ms.gov.br

Fotos: José Habyner