plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de abril de 2024 - 06:04

Quarentena: Projeto de dança de salão se mantém ativo com vídeo aulas

Campo Grande (MS) – O projeto de extensão da UFMS que ensina dança de salão para a comunidade interna e externa optou por não interromper as atividades durante a pandemia da covid-19. Ao invés disso, houve uma adaptação: as aulas passaram a ser ministradas em vídeo, respeitando as normas de isolamento social.

“A gente vem ao longo desses muitos anos no projeto acumulando conhecimento de planejamento de passos e de conteúdos, que estamos aplicando nessa nova possibilidade de aula a distância”, explica o professor Marcelo Victor da Rosa, coordenador do projeto.

As aulas são gravadas pelos estudantes bolsistas, sob avaliação e orientação de Marcelo. Após aprovados, os vídeos são repassados para os alunos do projeto por meio de ferramentas como o Google Meet e o WhatsApp. “Também estamos fazendo atendimento individualizado, então o aluno vê a vídeo aula e, se tiver dúvidas, entra em contato com os bolsistas em horário pré-agendado”.

A decisão pela continuação das aulas usando Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) partiu dos estudantes que atuam no projeto. Ao todo são 16 estudantes, 14 recebem bolsa e dois são voluntários. “Todos os 16 foram favoráveis a continuação das atividades. Eles precisam das bolsas e alegaram que esse momento era muito importante, inclusive para que mantivessem contato com os alunos”, conta o professor. “A partir do momento que os bolsistas me deram essa alternativa de ‘extensão a distância’, eu a expus para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, e ele achou que era uma ideia muito boa”.

Segundo Marcelo, a adesão dos alunos do projeto tem sido alta e a adaptação ao método a distância é de aprendizado mútuo. “Desde o início do projeto em 2007 a gente nunca teve isso, então é a primeira vez que a gente tenta ensinar dança de salão, que é uma dança de contato a dois, por vídeo. Isso realmente requer, tanto dos professores quanto dos alunos, uma flexibilização na forma como se aprende e se ensina, e todos estamos aprendendo com isso”.

Porém, o professor ressalta que a alternativa é temporária, apenas para o período de quarentena e isolamento social. “Logicamente que a gente entende que a aula presencial é o principal método de ensino para a dança de salão. Essa é uma estratégia para esse momento de pandemia, para dar continuidade ao projeto, mas nada realmente substitui as aulas presenciais”, frisa.

Texto: Leticia Bueno UFMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *