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26 de abril de 2024 - 16:23

Projeto Florestinha realiza ação de educação ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) comemorou no dia 19 de março, 30 anos de existência, e por isso tem recebido diversas homenagens e feito várias atividades. Uma delas é o projeto “Educação Ambiental no Estado” realizado pelo Projeto Florestinha. Hoje (22) serão atendidas as escolas Municipais Nazira Anache e Hércules Maymone, no bairro Nova Lima, e nos dias 23 e 24 de março a expectativa é que 900 alunos sejam atendidos.

O projeto começou no dia 14 de março e até o dia 18 o projeto Florestinha realizou educação ambiental na cidade de Três Lagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação local e a empresa MS GAS, que é parceira no projeto. Nesta semana, na segunda-feira foram atendidos 223 alunos da Escola Municipal Irmã Edith Coelho Neto. Na terça foram mais 304 alunos da Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.

Os trabalhos de Educação Ambiental são executados em forma de oficinas didáticas com as temáticas:

  1.  Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
  2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.
  3.  Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
  4.  Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.
  5.  Casa da Energia, com o uso de maquete para apresentar uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
  6.  Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Ao final dos trabalhos são entregues aos professores, folhetos com os temas discutidos nas oficinas, para que eles deem continuidade às atividades. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interligado, em que qualquer ser afetado, prejudica outros, como em um clico, e isso gera desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

Informações: Secretaria de Estado de justiça e Segurança Publica (SEJUSP)

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